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Auditoria Trabalhista: Porque implementar na minha empresa

O que é uma Auditoria trabalhista

O nosso país possui inúmeras leis trabalhistas.

Entre elas, a CLT dispõe de centenas de artigos que fixam diretrizes a serem seguidas pelas empresas.

E não para por aí, ainda existem muitas outras regras que são fixadas por meio de Normas Regulamentadoras, Portarias, Medidas Provisórias e etc.

Sendo assim é impossível para o empreendedor aplicar esse emaranhado de leis sem o auxílio de profissionais qualificados para guiá-lo.

Desta forma, a auditoria trabalhista visa adequar as condutas das empresas às normas legais através de um conjunto de procedimentos.

Auditoria trabalhista como ferramenta de controle

Que o Brasil é um país com um complexo conjunto de leis isso todos já sabem, contudo será que as empresas realmente entendem os riscos de negligenciar os direitos trabalhistas de seus funcionários?

Estamos passando por um momento de grave crise financeira nas empresas e por esta razão o sucesso destas depende diretamente das estratégias adotadas.

Isso é fato, executar um plano errado pode acarretar no fechamento de suas portas.

E um desses erros é negligenciar os direitos trabalhistas de seus funcionários.

Com isso, o risco de sofrer multas e condenações judiciais é muito alto, e assim, acabar comprometendo a saúde financeira da empresa.

Deste modo, a auditoria trabalhista é uma excelente ferramenta de controle no combate às infrações legais.

Um custo a mais para as empresas?

Um dos maiores equívocos cometidos pelos empreendedores brasileiros é acreditar que a contratação de um advogado ou escritório de advocacia é apenas mais um custo.

Na verdade, terceirizar ou implementar um departamento jurídico traz diversos benefícios para a empresa.

Gostaria de mencionar que a primeira vantagem a ser observada é a garantia de mais segurança no desenvolvimento das atividades do estabelecimento, resultando em menos stress e dor de cabeça para o empresário.

Existem inúmeros relatos de corporações que precisaram fechar as suas portas em razão de demandas judiciais trabalhistas.

São ações que podem tomar proporções milionárias principalmente quando se tratam de ações coletivas ajuizadas por dezenas ou centenas de funcionários.

Por esta razão, o melhor a se fazer é evitar que problemas assim tomem esse tipo de proporção.

Outro ponto positivo da auditoria trabalhista é o de tornar o ambiente de trabalho melhor.

Isto porque, os colaboradores não tem a falsa impressão de que os seus direitos estão sendo desrespeitados com atitudes arbitrárias do empresário.

Com isso, esses funcionários acabam desempenhando melhor as suas atividades por saber que os seus direitos são respeitados.

Mais lucro

Por conhecer a lei, os advogados trabalhistas podem auxiliar no desenvolvimento estratégico da empresa, principalmente no setor de recursos humanos analisando os pontos em que a empresa pode obter melhores resultados.

Neste sentido, temos por exemplo a redução da folha de pagamento a partir da revisão de alguns procedimentos equivocados adotados pela empresa, que servem apenas para aumentar as despesas do negócio.

Promover colaboradores a cargos de confiança na empresa é uma forma de desonerar a folha de pagamento com relação as horas extras.

Outro grande erro que vejo empresas cometerem é a contratação de funcionários de forma desnecessária, aleatória ou sem pensar de forma estratégica, já que existem outras formas de suprir o aumento de demanda em determinado setor ou período do ano.

A contratação de um funcionário intermitente em muitos casos consegue resolver o problema de picos de demanda em determinado período do ano ou turnos.

Outra possibilidade é contratar funcionários em regime de tempo parcial, pois nesses casos o colaborador irá receber a sua remuneração de forma proporcional ao tempo de trabalho realizado.

E nos casos em que a contratação não for uma opção ainda é possível adotar outras medidas como acordos de compensação, banco de horas, jornada de 12×36 e etc.

Sendo assim, mesmo com leis rígidas, é possível, a partir de um estudo prévio, tornar a empresa mais lucrativa, sem correr os riscos de um passivo oculto quando as normas não são respeitadas.

Custos da implantação

Um mito existente entre as empresas, sobretudo aquelas de micro e pequeno porte, é de que não possuem capacidade financeira de arcar com uma auditória trabalhista.

Hoje em dia, existe uma vasta gama de advogados e escritórios de advocacia trabalhista que atendem a todos os tipos de empresas, independente do segmento ou estrutura.

Desta forma, basta buscar um escritório de advocacia capaz de atender as suas necessidades a um custo que seja bom para ambas as partes.

Mas, diante das complexas relações de emprego existentes a empresa não pode ficar sem uma cobertura jurídica que possa solucionar os seus problemas e principalmente evitá-los.

Por este motivo quanto mais cedo a auditoria trabalhista for implementada, mais cedo os resultados podem ser percebidos.

Uma necessidade real

Conforme apresentamos durante o texto, realizar uma auditoria trabalhista na empresa evita inúmeras dores de cabeça no futuro para o empreendedor.

Não se trata de um serviço de luxo, mas uma necessidade real.

Uma empresa é como um filho e com isso não queremos nada de errado acontecendo com ela não é mesmo?

Desejamos vê-la em constante crescimento, afinal é um sonho que foi realizado.

Por este motivo é preciso cuidar das diversas partes do empreendimento, e a área trabalhista é uma delas.

Apesar de negligenciada na maioria das empresas, a área trabalhista é uma das grandes responsáveis pela falência desses empreendimentos.

São inúmeros os casos, até mesmo de pessoas próximas, que já tiveram uma empresa, mas que por conta das diversas ações e condenações trabalhistas precisou fechá-la.

A boa notícia é que os empresários tem se atentado para este ponto e investido em boas práticas que consequentemente tem trazido resultados positivos para os seus empreendimentos.

Uma boa auditoria, associada a uma assessoria jurídica trabalhista será um pilar na sua empresa para protegê-lá de problemas judiciais futuros.

Conclusão

Procedimentos para evitar ações judiciais podem ser o diferencial de sucesso na sua empresa e muitos empresários já tem aberto os olhos para isso.

A forma de gerir os empreendimentos tem mudado ao longo dos anos e aplicar métodos e rotinas de décadas passadas é um prato cheio para o fracasso.

Adaptação. Essa é a palavra chave para atingir grandes alvos nessa constante evolução social, principalmente na área jurídica.

Portanto, busque ferramentas que tragam segurança para o seu negócio.

Segurança é essencial para que o empreendedor atinja novos objetivos e alcance novas metas.

Realizar auditorias rotineiras alicerçadas a uma boa assessoria jurídica, trará o seu negócio para um outro patamar, permitindo a expansão da empresa.

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