Fui demitido sem justa causa, quais são os meus direitos?

Essa é a história que normalmente acontece com quem é demitido sem justa causa:

Ao chegar pela manhã no trabalho, o setor de RH lhe passa a informação de que você deverá comparecer ao setor no final do expediente, quando chega esse momento a notícia que ninguém gostaria de receber vem à tona e agora sua próxima preocupação será com a busca de um novo trabalho.

Infelizmente essa é a realidade de milhares de brasileiros que diariamente perdem os seus empregos, principalmente em cenários de crises como o enfrentado atualmente pelo país, quando este número tende a crescer de forma considerável.

Desta forma, para que a situação não se torne ainda mais grave para o ex-empregado é necessário que os valores sejam quitados de forma justa e completa, até mesmo para que o empregador evite ações futuras que comprometam ainda mais o faturamento do seu empreendimento.

Um dos pontos a ser observado recai sobre os valores a serem quitados no momento da homologação, pois nem sempre correspondem ao realmente devido ao empregado, normalmente por desconhecimento da legislação trabalhista.

Desta forma, segue uma lista com as verbas a serem quitadas com o empregado no momento da homologação quando for demitido sem justa causa:

Direitos de quem é demitido sem justa causa

I – 13° salário proporcional

Nesta modalidade de rescisão do contrato de trabalho, o funcionário possui o direito a receber o 13° salário de forma proporcional com relação ao mês do seu último dia de trabalho prestado.

II – Multa rescisória de 40% sobre o valor total depositado do FGTS

Nos casos de demissão sem justa causa, desde que ocorra sobre contratos com prazo indeterminado, a lei 8.036/90 que trata sofre o FGTS, dispõe em seu Art. 18, parágrafo único, que, quando o empregador der motivo para a rescisão do contrato de trabalho, deverá depositar o valor de 40% referente ao valor total depositado na conta do FGTS da qual esteja vinculada ao empregado.

III – Saldo de salário

O ex-empregado receberá o salário de forma proporcional com base no ultimo dia de trabalho efetivo. Por exemplo, um funcionário que tenha sido demitido sem justa causa no 14° dia do mês, terá direito a receber o valor de 14 dias de salário que corresponde ao valor de 1 dia de trabalho multiplicado por 14.

IV – Férias vencidas se houver e/ou Férias de forma proporcional ao tempo de serviço sempre acrescido no valor de 1/3

No momento da homologação, onde via de regra ocorre o pagamento das verbas rescisórias, salvo depósito efetuado de forma antecipada, o ex-funcionário deve observar a parcela referente as férias, pois a sua quitação poderá ser dar de forma integral que poderá ser simples ou em dobro, ou então somente as verbas relativas as férias proporcionais ao tempo de serviço prestado. Lembrando-se que sempre deve ser acrescido 1/3 da remuneração normal nas parcelas referentes as férias.

V – Aviso prévio

O empregador deverá noticiar o seu empregado sobre a decisão de rescindir o seu contrato de trabalho no período mínimo de 30 dias, para que este possa se adaptar a sua nova realidade.

Desde modo caberá ao empregado escolher por trabalhar com uma redução de duas horas diárias sobre o tempo normal de trabalho sem prejuízo do salário ou então optar por faltar sete dias de trabalho de forma consecutiva sem prejuízo do salário, contudo mantendo o período normal de trabalho diário. Poderá ainda o empregador optar por indenizar o funcionário sobre o valor de um salário e deste modo não necessitará mais dos serviços prestados pelo empregado.

Deve ainda o empregador se atentar para no dia da homologação entregar as guias do seguro desemprego se for o caso, a chave para saque do FGTS depositado na conta do empregado.

Outra questão de extrema importância se refere ao prazo para o pagamento das verbas rescisórias, pois a reforma trabalhista alterou a forma de sua contagem.

Agora, o pagamento deverá ser efetuado em até dez dias contados a partir do término do contrato, independente do fato do aviso ter se dado de forma trabalhada ou indenizada.

É importante lembrar também, que, com a reforma trabalhista a homologação da rescisão não necessita mais ser realizada no sindicato independente do tempo de contrato com a empresa.

A necessidade de ficar atento ao referido prazo é importante porque, caso não seja cumprido, o empregador deverá pagar uma multa em favor do empregado no valor de um salário o que traria ainda mais prejuízo ao empregador.

Por isso, são diversas as vantagens da advocacia trabalhista empresarial preventiva, pois permite que o empregador conheça de forma mais profunda os riscos do seu negócio, lhe proporcionando maior efetividade no seu empreendimento 

Se atentar a esses pequenos detalhes irá trazer benefícios para ambas às partes, tanto para o lado do empregado, que receberá de forma justa todas as verbas a que possui direito, como para o lado do empregador que caso seja quitada de forma correta as verbas rescisórias, não será pego de surpresa com uma ação trabalhista em que se busca as correções das verbas não quitadas.

Se gostou do nosso conteúdo curta e compartilhe essa informação!

Abraços e até a próxima!

Notícias Relacionadas

160 Comentários

      • Alexandre Bastos
        21 de Abril de 2017, 09:13

        Obrigado pelo comentário Ana. A empresa não pode homologar a rescisão sem o empregado estar presente, até porque é necessário a assinatura do empregado para validar o documento rescisório, em caso de mais dúvidas envie um e-mail para nós.

        Leave a reply
        • Flavia
          14 de dezembro de 2017, 02:29

          Boa noite fuindemitida sem justificativa, tenho carteira assinada, nao me deram aviso Prévio tenho direito todos os benefícios acima citado?

          Leave a reply
        • PATRÍCIA
          19 de Janeiro de 2018, 20:43

          Oi boa noite.
          Fui demitida sem justa causa
          Trabalhei 1 ano e 10 meses sem férias.
          Quais são meus direitos?
          Desde já agradeço !

          Leave a reply
        • Veridiano
          24 de Janeiro de 2018, 02:42

          Olá Alexandre entrei na empresa em janeiro de 2015 e estou pra ser demitido em março deste ano tenho direto a os 40% do fgts ou 20% tenho direto ao seguro desemprego a minha demissão vai ser injusta causa

          Leave a reply
          • Alexandre Bastos
            24 de Janeiro de 2018, 07:50

            Olá Veridiano, caso a sua demissão tenha sido sem justa causa, seus direitos são os mesmos previstos no nosso artigo.

            Leave a reply
      • Jessica
        5 de novembro de 2017, 14:29

        Meu esposo foi mandado em bora… Sem justa causa, mas temos um filho pequeno de 21 dias .
        Sera que a empresa podia mandar ele embora? Com filho com dias ainda … Quais nossos direitos ?

        Leave a reply
      • Thiago
        7 de dezembro de 2017, 09:08

        Tenho 7 anos de empresa, com a nova lei trabalhista, se eu for mandado embora sem justa causa, qual é o valor a que tenho direito do FGTS?!

        Leave a reply
        • Alexandre Bastos
          11 de dezembro de 2017, 19:04

          Olá Thiago, nesse caso nada foi alterado com a reforma. Você poderá sacar de forma integral o seu FGTS.

          Leave a reply
    • Silvani Amaral
      23 de Maio de 2017, 18:50

      Boa noite,meu nome é Silvani. Fui demetida sem justa causa paguei o aviso prévio e já tinha três meses de salário atrasado .
      Início foi dia 18 /08/2014 só que minha carteira foi assinada só no dia 05/09/2014 e fui demitida no dia 02/05/2017.
      Pois até hoje não recebi nada nem mesmo o meu salário.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        23 de Maio de 2017, 23:09

        Boa noite Silvani. A empresa tem até 10 dias para homologar a rescisão trabalhista nos casos de aviso prévio indenizado, se essa foi a sua modalidade de aviso prévio eu sugiro que procure um advogado de confiança, já que o prazo já foi ultrapassado.

        Leave a reply
        • Walleska
          15 de novembro de 2017, 00:52

          Fui mandada embora dia 13/11 e a homologação Est para o dia 27/11 esta correto??

          Leave a reply
          • Alexandre Bastos
            15 de novembro de 2017, 10:11

            Olá Walleska, a princípio não porque a homologação deve ser realizada em até 10 dias após o termino do contrato de trabalho.

            Leave a reply
    • Tuane
      6 de julho de 2017, 10:39

      Bom dia, achei muito enriquecedor a forma que foi abordado o assunto, Parabéns!

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        6 de julho de 2017, 16:29

        Obrigado pelo comentário Tuane, esse feedback nos encoraja a continuar prestando esse serviço informativo para a sociedade!

        Leave a reply
        • Luís Carlos
          25 de outubro de 2017, 01:55

          Olá fui demitido sem justa causa sendo que eu entrei em Abril deste ano de 2017 mas fui desligado agora em Outubro de 2017 sendo que a nova lei vigor em Junho deste ano quais os meus direitos. Sendo que tenho um seguro desemprego de outra empresa que não dei entrada?

          Leave a reply
          • Alexandre Bastos
            25 de outubro de 2017, 14:34

            Olá luís as novas regras da reforma trabalhista começam a valer a partir de novembro de 2017. Seus direitos continuam os mesmo do exposto neste artigo.

            Leave a reply
    • Nivea Lima
      17 de julho de 2017, 15:09

      Muito bom e esclarecedor pra quem não tem conhecimentos contábeis e de leis. Parabéns continuem divulgando e nos ajudando a entender essa nossa legislação tão complexa e mutativa

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        18 de julho de 2017, 09:13

        Obrigado pelo comentário nívea! Nosso objetivo é realmente esse, passar um conteúdo jurídico informativo para a população.

        Leave a reply
    • Alessandro bezerra
      18 de julho de 2017, 10:46

      Com a nova reforma trabalhista si o trabalhador for demitido sem justa causa os direitos trabalhista também? Mudaram

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        19 de julho de 2017, 08:20

        Olá Alessandro! Com a reforma trabalhista surgiu uma nova modalidade de rescisão do contrato de trabalho, mas para quem foi demitido sem justa causa os direitos permanecem os mesmos!

        Leave a reply
    • Juliana Kruger Pereira
      25 de julho de 2017, 21:50

      Boa Noite!! Fui demitida sem justa causa com 4 meses de trabalho. Devido a redução do movimento na empresa. Foram feitos alguns desligamentos todos com mesmo tempo de serviço.Sem cumprir aviso prévio. Qual nosso direito neste curto prazo. Todos com registro em carteira certinho.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        25 de julho de 2017, 23:10

        Olá Júlia, mesmo com o pouco tempo de trabalho os seus direitos continuam sendo os mesmos presentes neste artigo! Espero ter respondido a sua dúvida!

        Leave a reply
    • Maria Eliane Barboza Nicoli
      26 de julho de 2017, 18:18

      Boa noite tenho uma dúvida,fui demitida e gostaria de saber se os cálculos da decisão de contrato vai ser feita pelo valor da carteira ou se é pela Folha de pagamento?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        27 de julho de 2017, 12:34

        Olá Maria, segundo o Art. 477 da CLT os cálculos serão feitos com base na maior remuneração recebida dentro da empresa.

        Leave a reply
    • Edvaldo Ribeiro
      27 de julho de 2017, 23:53

      Boa noite tenho uma dúvida! Gostaria de saber quem for mandado embora a partir do ano que vem , se tem direito nos seguro desemprego e no fgts

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        28 de julho de 2017, 09:39

        Olá Edvaldo, com a reforma trabalhista alguns pontos sobre a rescisão do contrato de trabalho foram alterados, mas para quem foi demitido sem justa causa pelo empregador continua possuindo direito ao FGTS e seguro desemprego. Agradecemos o comentário!

        Leave a reply
    • Angela Claudia
      3 de agosto de 2017, 11:51

      Bom dia trabalhei 5 anos fui demitida falaram que o motivo e estão cortando gastos .pagaram minha indenização e resicao não cumpri aviso . Faz 1 mês e 10 dias ainda não marcaram minha homologação, pode demorar tanto assim ?tenho perigo de perder meu seguro desemprego e meu fgts por favor o que devo fazer? esperar até quando? Eles me dar uma posição sendo que ligo 2 vezes por semana cobrando eles me ajudem

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        7 de agosto de 2017, 20:23

        Olá Ângela, nesse caso a empresa já deveria ter marcado a sua homologação, o prazo era de 10 dias para a homologação ter sido realizada, já que o aviso prévio foi indenizado, recomendo a procurar seu sindicato ou um advogado de confiança para melhor lhe orientar.

        Leave a reply
    • Haylla
      9 de agosto de 2017, 17:12

      E agora, com a reforma trabalhista. Ainda poderemos ter os benefícios da “demissão sem justa causa” ou teremos somente os “benefícios” da demissão em comum acordo?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        15 de agosto de 2017, 08:58

        Olá Haylla, os direitos da demissão sem justa causa continuam valendo normalmente.

        Leave a reply
    • luana
      12 de agosto de 2017, 11:05

      Fui demitida dem justa causa e se Südkorea.To cumprindo Aviso tbm.e na minha Carteira Ta um valor Mas recebo menos.por Qual q Vai ser feito o acerto

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        15 de agosto de 2017, 09:00

        Olá Luana, o valor da rescisão é calculado com base na maior remuneração recebida na empresa, segundo o Art. 477 da CLT.

        Leave a reply
    • Thaise
      14 de agosto de 2017, 13:38

      Olá eu também tenho dúvidas, se puder me ajudar ficarei muito agradecida. No mês de Julho de 2017 eu sair de férias e retornei no dia 02 de Agosto, quando chegou dia 12 de agosto a empresa me demitiu. Dia 24/09/ 2015 eu fui admitida, então outra féria venceria no próximo mês? Vou ter direito as férias que iria vencer e terei direito também ao 13° salário?

      Fico agradecida com respostas
      thay_thayse@hotmail.com

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        15 de agosto de 2017, 08:57

        Olá Thaise, você tem direito ao pagamento das férias proporcionais e vencidas se houver, ao seu 13º proporcional no momento da sua rescisão, existem ainda outros direitos como os que foram relacionados neste artigo. Espero ter ajudado.

        Leave a reply
    • FILIPPE PIMENTEL
      15 de agosto de 2017, 03:00

      Oii, tenho 1 anos e 5 meses trabalhados e fui dispensado da empresa sem aviso prévio eu consigo da entrada no seguro desemprego? Obs: nunca recebi seguro.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        15 de agosto de 2017, 08:54

        Olá Filippe, Para a primeira solicitação do seguro desemprego é necessário ter trabalhado 12 meses nos últimos 18 meses.

        Leave a reply
    • João Luiz
      16 de agosto de 2017, 18:46

      Durante o período trabalhado fiz saque no FGTS para aquisição de casa própria. No momento da recisão do contrato de trabalho sem justa causa, o cálculo da multa de 40% também deverá incidir sobre o valor sacado?
      Agradeço a resposta
      João Luiz

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        17 de agosto de 2017, 08:58

        Olá João, o valor da multa é realizado com base em todo o FGTS já depositado ainda que tenha ocorrido saques para isso

        Leave a reply
      • Fernanda
        5 de Fevereiro de 2018, 16:53

        Olá trabalhei 4 anos em uma empresa em 2016 fui demitida em abril recebi o seguro desemprego pela terceira vez agora trabalhei 8 meses na outra empresa porém fiquei afastada 4 meses tenho direito ao seguro desemprego?

        Leave a reply
    • Maiara Silva
      29 de agosto de 2017, 11:52

      Me esclarece uma dúvida meu patrao insiste em dizer que saldo de salario em uma rescisão é a mesma coisa que o pagamento do meseu anterior? Isso procede? Ou eu estou correta em que ambos são diferentes

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        1 de setembro de 2017, 09:49

        Olá Maiara, o saldo de salário representa a proporcção de dias trabalhos dentro de um mês e não o salário integral.

        Leave a reply
    • Anderson Barros
      29 de agosto de 2017, 17:48

      Olá! Parabéns pelo artigo, bem esclarecedor. Contudo, tenho algumas dúvidas. No caso de pessoa demitida sem justa causa, a proporcionalidade das férias e décimo terceiro são contadas levando em consideração o período de aviso prévio indenizado? Ou somente será considerado o período de efetivo trabalho? Outra dúvida é se o pagamento da recisão, feito dentro de 10 dias após o aviso de demissão, exclui a necessidade de homologação da rescisão dentro desse mesmo período, principalmente porque foi pago sem qualquer conhecimento do empregado. Qual o prazo para dar baixa na Carteira após a demissão no mesmo caso já citado? O empregado

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        1 de setembro de 2017, 09:48

        Olá Anderson, agradecemos o seu comentário. O prazo para homologação é dentro dos 10 dias para pagamento da rescisão e o prazo para baixa na carteira é de 48 horas após a sua entrega.

        Leave a reply
    • Eric
      1 de setembro de 2017, 15:08

      Em uma demissão sem justa causa, na nova reforma trabalhista de agora, na homologação poderá se resgatar 100% do FGTS ?

      Leave a reply
    • Gleice kelly
      7 de setembro de 2017, 13:01

      Ola fui começei a trabalhar no dia 23\09\2016 e fui demitida no dia 05\09\2017 sem justa causa tem direito a que ?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        14 de setembro de 2017, 15:24

        Olá Gleice, nos casos de demissão sem justa causa os direitos em regra são 13° salário proporcional, Multa rescisória de 40% sobre o valor total depositado do FGTS, Saldo de salário, Férias vencidas se houver e/ou Férias de forma proporcional ao tempo de serviço sempre acrescido no valor de 1/3, Aviso prévio,

        Leave a reply
    • Rafael Costa
      12 de setembro de 2017, 23:31

      Boa Noite, trabalhei 9 anos e recentemente fui demitido sem justa causa, sem cumprir aviso prévio. Disseram que em 10 dias irão depositar a recisão e o aviso, mas a data da minha homologação ficou para daqui 1 mês, está correto todo esse tempo?? Como posso calcular os valores que tenho a receber para ter certeza de que tudo está correto??

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        14 de setembro de 2017, 15:18

        Olá Rafael, a lei determina que a homologação seja realizada em até 10 dias nesse caso. Esse tempo de 1 mês não está correto de qualquer forma é importante consultar um advogado de confiança para melhor te auxiliar.

        Leave a reply
    • jorge
      13 de setembro de 2017, 12:50

      Empresa me deu aviso revio trabalhodo sendo que faltei 10 durante aviso,mesmo assim empresa tem 1 dia util pra pagamento da indenização ?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        14 de setembro de 2017, 15:16

        Olá jorge, não existe uma regra específica, é importante saber o posicionamento da empresa.

        Leave a reply
    • Michael
      13 de setembro de 2017, 14:10

      Olá boa tarde !

      Trabalho 5 anos na empresa, com salario de 1.300 media, tenho uma ferias vencida, caso seja mandado embora qual valor aproximado que irei receber ?

      att;

      Michael APolinario

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        14 de setembro de 2017, 15:15

        Boa tarde Michael, como se trata de um resultado que possui muitas variáveis é inviável determinar um valor.

        Leave a reply
    • Juliana Santos
      24 de setembro de 2017, 18:11

      Boa noite
      A empresa na qual eu trabalhei nunca depositou o meu FGTS e propôs dividir em 24 parcelas os meus direitos. É correto a atitude ou devo recorrer?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        27 de setembro de 2017, 00:21

        Boa noite Juliana, eu recomendo que você procure um advogado da sua região porque a empresa deveria ter depositado o seu FGTS e também o pagamento da rescisão não pode ser parcelado!

        Leave a reply
    • Jéssica
      27 de setembro de 2017, 23:08

      Olá se caso acontecesse da empresa aonde eu trabalho mim mandar embora no começo do ano de 2018 sem justa causa , quais são os meus direitos , ? obrigada

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        2 de outubro de 2017, 09:16

        Olá Jéssica, seus direitos até então continuam os mesmo dos previstos neste artigo.

        Leave a reply
    • Patricia
      6 de outubro de 2017, 13:14

      Olá,fui demitida dia 30/09 sem cumprir aviso prévio,tenho férias vencidas que não me pagaram,o contador está calculando a minha rescisao,e falaram que até segunda vao depositar na minha conta,está certo isso mesmo,como vou saber os valores reais que irei receber???

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        10 de outubro de 2017, 10:39

        Nesse caso é importante procurar um contador especializado em cálculos trabalhistas, e caso o valor depositado pela empresa seja inferior ao esperado, você deve procurar um advogado de confiança, lembrando que a empresa tem até 10 dias para efetuar o pagamento e homologação da rescisão nesse caso.

        Leave a reply
    • Camila
      15 de outubro de 2017, 11:26

      Se o funcionário aceita um acordo. De acordo com a reforma trabalhista, quanto tempo depois ele pode ser recontratado pela mesma empresa?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        16 de outubro de 2017, 10:27

        Bom dia Camila, não existe um período determinado pela CLT para a recontratação de funcionário, porém o Ministério do Trabalho para impedir fraudes no sistema do Seguro Desemprego determinou que nos casos de demissão sem justa causa, o empregado não poderá ser readmitido nos próximos 90 dias após a sua demissão.

        Leave a reply
    • Douglas
      18 de outubro de 2017, 02:32

      Com a validação da nova CLT , haverá alguma mudança na dispensa sem justa causa na hora da recisão ?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        19 de outubro de 2017, 16:35

        Olá Douglas, os direitos estão mantidos, mas foi criado uma nova modalidade que será a demissão por “acordo” quando ambas as partes decidem rescindir o contrato de trabalho.

        Leave a reply
    • Elizabeth Stadter Von Wolfersgrun
      31 de outubro de 2017, 12:23

      Olá comecei a trabalhar em uma padaria e eu estava recebendo seguro desemprego do serviço anterior, porém sei minha carteira de trabalho ao novo chefe e disse a ele que poderia me registrar normalmente. Ele disse que estava resolvendo problemas com a ex funcionária e que enquanto não desse baixa na carteira dela não poderia me registrar por se tratar de uma microempresa. Eu esperei mas sempre o cobrando do meu registro. Se passaram 8 meses e nada dele me registrar. Ele me dispensou do trabalho e me veio com uma conta que não contém multa dos 40% do FGTS, não contem salário família que ele nunca me pagou pois tenho dois filhos, horas extras e nem o aviso prévio indenizado. Fiz as contas apresentei a ele e mostrei que não era o que ele queria me pagar e ele disse que não ia acertar comigo que era pra mim ir na justiça se quisesse. O que faço por favor me ajude. A data de entrada foi dia 20/02/2017 E Saída 25/10/2017.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        1 de novembro de 2017, 09:46

        Olá Elizabeth, nesse caso é fundamental você procurar um advogado da sua região para ingressar com uma ação trabalhista e reaver os seus direitos. Se vocÊ trabalhou como funcionária nessa empresa, tem todos os direitos de um funcionário como qualquer outro.

        Leave a reply
    • Camila
      6 de novembro de 2017, 17:50

      Fui demitida sem justa causa quero saber meus direitos, se tenho direito ao seguro, essas coisas. Ele falou que vai me pagar tudo direitinho e tls, só que quero ficar por dentro e ver se tá certinho mesmo haha.
      Esse foi meu primeiro emprego, nunca havia trabalhado, por isso sou lesa. Sei quase nada de diretos do trabalhador.
      Tipo, eu entrei na empresa no dia 23 de novembro de 2015 só que foi registrado só no dia primeiro de setembro de 2016 só que o meu patrão não me pagou nada do dia 23 de novembro de 2015 até quando ele me registrou ou seja não recebi absolutamente nada trabalhei quase um ano sem registro e gostaria de saber se eu posso se eu tenho direito alguma coisa desses meses que trabalhei sem registro.
      Aguardo sua resposta!
      Obrigada.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        7 de novembro de 2017, 08:37

        Olá camila, seus direitos trabalhistas pela demissão sem justa causa são estes que citamos no artigo. No entanto, você deve procurar um advogado de confiança para buscar seus direitos sobre o período em que a empresa não assinou a sua carteira de trabalho, pois é um direito seu.

        Leave a reply
    • Maria
      7 de novembro de 2017, 18:56

      Boa noite . Então eu fui demitida no dia 30 de outubro com o aviso prévio indenizado . Sendo que no dia 10 de fevereiro tive um acidente caminho ao trabalho e tive uma fizura no braço , mesmo com dor eu fui trabalhar comuniquei para o dono o que tinha acontecido qual foi o motivo do meu atraso mesmo asim ele me fez assinar uma advertência pelo atraso nesse dia trabalhei até meio dia não aguentando mais a dor no braço fui no hospital tirei raio X e foi aí que descobri que tinha fraturado o braço, pasei no INSS e meu benefício foi deferido até o 30 de maio . No INSS eles colocaram como acidente de trabalho 91. Agora a empresas com essa nova lei pode me mandar embora sem direito a uma indenização sendo que estou nos 12 meses de estabilidade. Obrigada.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        12 de novembro de 2017, 08:14

        Olá Mária, a estabilidade acidentária de 12 meses garantida pela lei 8.213/91 para ter efeito é necessário que o funcionário tenha um afastamento superior a 15 dias e a conseqüente percepção do auxílio-doença acidentário.

        Leave a reply
    • Juliana
      8 de novembro de 2017, 10:50

      Com essa reforma trabalhista terei os mesmos direitos ou perdereia o direitor a multa e seguro desemprego?

      Leave a reply
    • Erisnalda
      8 de novembro de 2017, 11:55

      Olá meu nome é Erisnalda , trabalhei 10 meses em uma empresa com 5 meses de carteira assinada e fui demitida agora com aviso prévio trabalhado, Quais meus direitos?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        12 de novembro de 2017, 08:15

        Olá Erisnalda, os direitos são os mesmos presentes nesse artigo, mas recomendo a procurar um advogado da sua região para tratar sobre o período trabalhado sem carteira assinada.

        Leave a reply
    • Natalia
      13 de novembro de 2017, 16:42

      Boa tarde, fui demitida dia 26/10/17, escolhi cumprir o aviso em 23 dias. A empresa tem que depositar minha recisão quando ? Meu último dia de aviso é agora dia 17/11/2017. Obrigada.

      Leave a reply
    • Jaielle
      14 de novembro de 2017, 00:58

      Comecei a trabalhar para uma empresa terceirizada em agosto de 2011 e fui demitida e com os 30 dias o contrato foi finalizado em junho 2017. Porém até o momento, a rescisão não foi realizada (exatamente, após 5 meses não recebi nada). Agora com a reforma trabalhista que entrou em vigor em novembro, a homologação da rescisão precisa ser feita no sindicato? Meu ex chefe propôs o acordo somente entre as partes, mas por ter sido demitida antes da vigência da lei isso é permitido?
      A rescisão deve ser feita com base na lei antiga ou com a lei que entrou em vigor em novembro?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        14 de novembro de 2017, 09:30

        Olá Jaielle, Eu entendo que nesse caso a deve ser aplicada a lei antiga porque seu contrato já havia sido terminado naquela época. Recomendo a procurar um advogado da sua região e a efetuar uma denúncia junto a Delegacia Regional do Trabalho.

        Leave a reply
    • J.D
      15 de novembro de 2017, 14:30

      OLA FUI DEMITIDA SEM JUSTA CAUSA. MEU TRABALHO ERA CUIDADORA DE IDOSO QUE INICIOU NO DIA 10/06/2017, ATUALMENTE ESTOU CUMPRINDO MEU AVISO PRÈVIO QUE VENCE NO DIA 01/11/2017. MAS MEU TRABALHO E (12/36 – NOTURNO), NO MEU CONTRA CHEQUE PERCEBI QUE MEU PATRAO NAO MI PAGA OS ADICIONAIS NOTURNO NEM SALÀRIO FAMILIA TENHO 2 FILHOS, UM DE 8 E UMA DE 14 ANOS, DIVES EM QUANDO MEU TRABALHO E DESVIADO PARA CUIDAR DA CRIANÇA RECEM NASCIDA DA NAMORADA DO MEU PATRAOA CRIANÇA POR SER RECEM NASCIDA TEM COLICA E DORES DE OUVIDA NA ULTIMA NOITE A CRIANÇA CHOROU ATÈ MEIA NOITELIQUEI PARA ELES 10 HORAS ELES VIERAO RELATEI O CASO DA CRIANÇA QUE JÁ SI ENCONTRAVA CALMA FICARAM UNS 5 MINUTOS E VOLTARAO PARA SEU PASSEIO MI DEIXANDO ATE MEIA NOITE COM A CRIANÇA QUE VOUTOU A SENTIR DOR. E OUTROS TRABALHOS COMO LAVAR AS LOUÇAS, ESTENDER ROUPAS DE SUA NAMORADA, FIZ UMA VIAGEM A TRABALHO ONDE FIQUEI 3 NOITES, E 3 DIAS ELE DISSE MEU TRABALHO E NOTURNO E NAO DIÀRIO E NAO MI PAGOU OS DIAS. QUAES SAO MEUS DIREITOS.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        16 de novembro de 2017, 11:07

        Olá, já que o seu empregador não cumpriu com o acordado, é possível ingressar com uma ação trabalhista para buscar seus direitos. Procure um advogado de confiança da sua região.

        Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        16 de novembro de 2017, 11:10

        Olá José, a multa para demissão sem justa causa continua sendo de 40% sobre o FGTS e de 20% nos casos em que a demissão se dê por consentimento entre as partes.

        Leave a reply
    • Maria Clara Boff
      16 de novembro de 2017, 07:29

      Por gentileza, fui demitida sem justa causa em 9/11/2017, com 2 anos e 7 meses de empresa, quais meus direitos na nova lei?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        16 de novembro de 2017, 11:18

        Bom dia Maria, a reforma não alterou os direitos nessa questão rescisória. Os direitos permanecem os mesmos previstos nesse artigo.

        Leave a reply
    • Rosilene
      16 de novembro de 2017, 07:39

      Olá, tenho duvida sobre a nova lei , ela e valida para quem esta registrado desde 2015? Ou somente pra quem vai começar a trabalhar agora com a nova lei? E na nova lei se eu entra em acordo e sacar meu FGTS eu perco o direito do seguro desemprego?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        16 de novembro de 2017, 11:21

        Olá Rosilene, existe ainda muita discussão no meio jurídico sobre a aplicabilidade das novas regras para os contratos anteriores a reforma, algumas coisas já começam a valer outras não, por isso é necessário esperar uma manifestação do Tribunal superior. Com relação ao acordo, será possível sacar até 80% do FGTS e perdera o direito ao seguro desemprego.

        Leave a reply
        • Rafael
          17 de novembro de 2017, 19:01

          Boa noite mas se for demissão sem justa causa a pessoa recebe os 40% e o seguro desemprego normal?

          Leave a reply
          • Alexandre Bastos
            17 de novembro de 2017, 23:58

            Recebe a multa normalmente, mas para receber o seguro desemprego é necessário que o ex-empregado se enquadre aos requisitos do programa.

            Leave a reply
    • giovana
      16 de novembro de 2017, 20:31

      Bem esclaredor,minhas duvidas foram todas respondidas,obg

      Leave a reply
    • Wesley
      16 de novembro de 2017, 22:06

      Ola trabalhei 9 mes em uma enpresa fui mandado enbora e vo compri aviso quais sao os meu diretos q tenho q reseber e o q vou reseber

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        17 de novembro de 2017, 12:20

        Olá Wesley, se você foi demitido sem justa causa, os seus direitos são os mesmos presentes nesse artigo.

        Leave a reply
    • Marlon Paulo
      20 de novembro de 2017, 18:02

      Olá boa noite!!! Fui demitido agora em novembro e estou cumprindo o aviso prévio!!! A recisão do meu contrato de trabalho será no antigo ainda???? Recebo os 40 por cento??

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        21 de novembro de 2017, 07:39

        Olá Marlon, se a sua rescisão se deu sem justa causa então terá direito a multa de 40% sobre o saldo do FGTS.

        Leave a reply
    • José Luis Machado Gonçalves
      27 de novembro de 2017, 15:24

      Boa tarde! Tenho uma dúvida sobre a nova lei trabalhista: Fui demitido e comecei a cumprir o aviso prévio trabalhado no dia 23/10/2017 e a nova lei trabalhista entrou em vigor no dia 11/11/2017. Eu ja me enquadro na nova lei trabalhista? Após o cumprimento do aviso prévio terei que esperar mais 10 dias para receber minha rescisão?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        27 de novembro de 2017, 17:54

        Olá José, a aplicabilidade das leis ainda é motivo de muita discussão jurídica, no entanto entendemos que não. Para esse caso deveria ser aplicada a lei anterior.

        Leave a reply
    • Irlane
      29 de novembro de 2017, 18:34

      Ola boa noite. Mi chamo Irlane fui demitida sem justa causa dia 13 de novembro e despensada do comprimento do aviso prévio,sendo que meu salario do meis de agosto já estava atrasado,comecei a trabalhar na empresa em agosto e minha carteira só foi assinada agora no inicio do meis,ate hoje não recebi meu acerto e nem o pagamento do salario atrasado,ja faz 16 dias q fui demitida ate agora n recebir nada,minha carteira estar na empresa,foi assinada mas eu n recebi nada de contrato de trabalho.gostaria de saber quais os meus direitos,se a empresa poderia mi mandar embora com mesmos de 1 mês de carteira assinada,e o que eu tenho direito a receber..des de já agradeço

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        30 de novembro de 2017, 10:49

        Olá Irlane, seus direitos estão garantido pela CLT, no entanto é importante procurar um advogado da sua região para entrar com uma ação trabalhista e pleitear os seus direitos na Justiça do Trabalho.

        Leave a reply
    • Mauri
      1 de dezembro de 2017, 09:17

      Fui demitido em 30/09 agora em 30/11 fizeram meu acerto e disseram que nao precisava homologação so no banco disse que precisa como eu faço? E seguro desemprego qual e prazo pra dar entrada?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        4 de dezembro de 2017, 09:11

        Olá Mauri, é necessário a homologação sim, se a empresa continuar assim recomendo a realizar uma denúncia na Delegacia Regional do Trabalho.

        Leave a reply
    • Wesley
      3 de dezembro de 2017, 07:47

      Alexandre eu trabalhei 9 mes fui mandado enbora sem jista causa . eu resebi a 1 parcela do decimo ja. So q o salario subio 5% a 2 mes atras mas so agora esse mes q foi falando q tinha almentado.. Ai to comprindo aviso quando eu termina o aviso eu vo resebe meus direito com esse almento novo q sai vo rese esses 2 mes atras q almento e minhas ferias e as outras coisas emcima desse almento novo q saio

      Leave a reply
    • Luciana Mendes
      5 de dezembro de 2017, 00:28

      Olás! Fui demitida sem justa causa e com aviso prévio indenizado hoje. A empres solicitou que eu fosse amanhã fazer o exame demissional e pediu que levasse a Carteira de Trabalho. A dúvida: eles podem dar baixa na carteira de trabalho e a homologação ocorrer depois? Neste caso a homologação se daria em no máximo 10 dias? Muito obrigada,
      Luciana

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        5 de dezembro de 2017, 09:21

        Olá Luciana, desde que ocorra a homologação em até dias dias após o término do contrato, não há problema.

        Leave a reply
    • Monica de Jesus santos
      5 de dezembro de 2017, 09:11

      Olá meu nome é monica fui admitida no dia 23 de janeiro de 2017 e demitida sem justa causa sem aviso prévio no dia 04.12 2017 o que tenho direito vocês podem me ajudar ? Ser a que posso ter o seguro desemprego?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        5 de dezembro de 2017, 09:29

        Olá Mônica, seus direitos são os que constam no nosso artigo, e para a primeira solicitação do seguro desemprego é necessário ter 12 meses de contrato de trabalho.

        Leave a reply
    • Nilson Oliveira Siqueira
      14 de dezembro de 2017, 13:09

      Boa tarde
      Trabalho desde 2011 registrado na empresa para efeito de receber os salários. Mas na verdade eu trabalho para os acionistas da empresa. Meu trabalho não tem horário, a empresa deixa um veículo comigo por tempo integral desde 2011 para atender os acionistas através do meu gerente que é registrado na mesma empresa. Disseram que haverá corte em janeiro/2018. Gostaria de entender se meus direitos serão afetados pela nova lei E também se poderei cobrar pelo período que fico à disposição da “gerência” para atender os acionistas “famílias”.

      Esses esclarececimentos auxiliam aos trabalhadores sobre seus direitos
      Excelente.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        15 de dezembro de 2017, 08:45

        Olá Nilson, basicamente nada mudou para a demissão sem justa causa com a reforma, e esse tempo a disposição da empresa pode, a depender da situação pode sim cobrar o período trabalhado em favor dos familiares dos acionistas.

        Leave a reply
    • Alex couto
      14 de dezembro de 2017, 19:38

      Olá boa noite fui mandado embora sem justa causa trabalhava de vendedor tinha um salário na carteira e recebia as comissões por fora o acordo será baseado no salário em carteira ou no valor total que eu recebia por mês sendo que a empresa fazia deposito em conta. Deposita o salário depois a comissão

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        15 de dezembro de 2017, 08:46

        Olá Alex, as comissões devem integrar o seu salário, se houve pagamento por fora eu recomendo a buscar um advogado da sua região para garantir os seus direitos.

        Leave a reply
    • adriano
      20 de dezembro de 2017, 19:03

      ola boa noite, trabalho numa empresa da minha cunhada, agora em outubro/2017 ela me mandou embora , nao me pagou nada de ferias 13 salarios atrasados nunca me deu hollerit pra assinar, sempre que a questionava sobre issu ela me xingava. trabalho desde 2006 ate 2013 sem carteira e dps 2013 á 2017 com carteira assinada. posso entrar com açao trabalhista contra ela ? será que recebo.? agradeço abss !!!

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        1 de Janeiro de 2018, 12:39

        Olá Adriano, se existem direitos que não foram quitados, eu recomendo sim procurar um advogado da sua região para ingressar com uma ação trabalhista.

        Leave a reply
    • Jade lobo
      2 de Janeiro de 2018, 13:55

      Estou com pagamento de dezembro e a segunda parcela do décimo terceiro atrasado.E meu chefe quer que eu tire férias sem o pagamento das mesmas e o salário atrasado.O que devo fazer?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        3 de Janeiro de 2018, 09:34

        Olá Jade, recomendo a fazer uma denúncia no sindicato e/ou na Delegacia do Trabalho da sua região.

        Leave a reply
    • Daianne
      7 de Janeiro de 2018, 18:56

      Ola! Trablhei 8 meses em uma empresa e não assinaram minha carteira e não me davam recibos de pagamentos nem folha de ponto pra assinar. Como fica essa situação com a regorma?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        9 de Janeiro de 2018, 11:58

        Olá Daianne, a reforma não alterou nada nesse sentido, mas recomendo a procurar um advogado para buscar os seus direitos.

        Leave a reply
    • Natalia
      8 de Janeiro de 2018, 21:02

      Boa noite… parabéns pelo artigo… a multa dos 40% é paga direto ao funcionário ou é depositada na conta de fgts pra ser sacada depois?

      Leave a reply
    • WANDERLON PATRICK
      11 de Janeiro de 2018, 14:48

      Olá Alexandre, uma dúvida, está completando dois anos que estou na empresa, a nova lei entrou em vigor em novembro de 2017, meus direitos como movimentar 100% do FGTS, e ainda ter o direito ao seguro desemprego são válidas ainda pois assinei o contrato em Janeiro de 2016 ou não tenho mais este direito, posso apenas movimentar 80% do valor é ficar sem seguro ou virse e versa

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        12 de Janeiro de 2018, 11:23

        Olá Wanderlon, a movimentação integral do FGTS é possível quando houver demissão sem justa causa e a movimentação até o limite de 80% é para os casos em que a demissão ocorrer por acordo. Com a nova lei ficou assim.

        Leave a reply
    • Flávia
      13 de Janeiro de 2018, 22:47

      Foi demitida no dia 10/01/18 e minha baixa na carteira está marcada para dia 29/01/18. Não seria o prazo de 10 dias? O Rh me disse que o valor a ser pago do acerto cai na minha conta no dia 20/01/18 está correto? Se fosse receber a multa referente a baixa na carteira seria qual valor? É calculado por dia de atraso ou valor único?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        15 de Janeiro de 2018, 13:21

        Olá o prazo de 10 dias é para o pagamento da rescisão, contados a partir do fim do contrato. O valor da multa é referente ao atraso no pagamento da rescisão, correspondente ao valor de 1 salário.

        Leave a reply
    • Aroldo Monteiro
      16 de Janeiro de 2018, 11:58

      Olá, fui demitido sem justa causa com 19 anos e meio de empresa, com aviso indenizado.
      Tenho dúvidas sobre o que diz respeito a mudança na indenização do aviso prévio proporcional sobre os anos trabalhados. Devo receber mais de trinta dias de indenização?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        18 de Janeiro de 2018, 09:06

        Olá Aroldo, em razão da lei 12.506/11 você deve receber 3 dias a mais de aviso para cada ano de serviço prestado na mesma empresa limitado em até 60 dias de acréscimo e 90 dias no total.

        Leave a reply
    • Gardenia
      17 de Janeiro de 2018, 10:33

      Fui demitida sem justa causa e ainda não recebi recisão meu patrão disse q recibo na caixa econômica federal
      Pensei q recebia apenas o fundo de garantia e o FGTS na Caixa fiquei boiando e obrigatório ele me pagar resicao em mãos ela ou no sindicato já q não é mais obrigatório o homologação no sindicato ???

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        18 de Janeiro de 2018, 08:43

        Olá Gardenia, o pagamento é feito em mãos ou normalmente por depósito bancário por ser mais seguro, não depende da caixa.

        Leave a reply
    • Marianee
      17 de Janeiro de 2018, 22:42

      Ola fui demitida dia 28/12/17marcarão minha homologação para dia 30/01/18 e até agora não recebi nada,isto esta correto?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        18 de Janeiro de 2018, 08:40

        Olá Marianee, não está correto, o prazo máximo para homologação é em até 10 dias após o termino do contrato. Procure um advogado para lhe auxiliar.

        Leave a reply
    • neide lima
      22 de Janeiro de 2018, 23:51

      trabalho em uma empresa a 15 anos, se pedir a conta o que tenho direito

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        24 de Janeiro de 2018, 07:40

        Olá Neide, a princípio os seus direitos são os mesmos previstos no artigo:
        I – Saldo de salário

        II – Ferias vencidas + 1/3

        III – Férias proporcionais

        IV – 13º proporcional

        Leave a reply
    • Sandro
      23 de Janeiro de 2018, 15:35

      Fui demitido depois de ficar 8 anos de auxílio doença. Quais são meus direitos?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        24 de Janeiro de 2018, 07:42

        Olá Sandro, o primeiro ponto é verificar se você foi demitido dentro do período de estabilidade, se não houver estabilidade seus direitos são os mesmos do artigo.

        Leave a reply
    • Cristiano Oliveira
      28 de Janeiro de 2018, 15:19

      Olá!
      É verdade que se o trabalhador assinar a recisao quando dispensado não poderá mais recorrer à justiça do trabalho?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        29 de Janeiro de 2018, 23:02

        Olá Cristiano, isso não é verdade, o direito a buscar a Justiça é constitucional e por essa razão o fato de assinar a rescisão não o impede de buscar amparo na Justiça do Trabalho.

        Leave a reply
    • Michelle
      30 de Janeiro de 2018, 15:28

      Olá…. Tenho três anos e meio de empresa, fui demitida sem justa causa no dia 03/01, e vou cumprir aviso até o dia 02/02, optei por sair os 7 dias antes ao invés das duas horas.
      Nesse caso o pagamento das minha verbas rescisórias será quando? E meu pagamento referente ao mês de Janeiro será no 5º dia útil?
      Obrigada!

      Leave a reply
    • Deberson
      30 de Janeiro de 2018, 20:12

      Ola meu nome é deberson minha duvida é a seguinte eu viajei de longe pra um serviço ai depois de uma semana deram um corte de funcionarios na empresa oke eu recebo so os dias trabalhados ou os 30

      Leave a reply
    • Railda
      1 de Fevereiro de 2018, 19:17

      Parabéns puder tira muitas dúvidas sobre direitos do trabalho
      ….eu sair de férias dia 20/12/2017 e no dia 29/01/2018 recebir aviso prévio empresa vai fechar quando que eu posso sacar o FGTS ou se eu posso deixa ele na conta e se caí juros se eu deixa + Ou -????

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        2 de Fevereiro de 2018, 08:39

        Olá Railda, você sacar o seu FGTS no momento em que a empresa te entregar as quias, eu recomendo sacar o valor porque as atualizações são baixas, renderia muito mais se investisse em outro local.

        Leave a reply
    • Jaqueline
      1 de Fevereiro de 2018, 21:04

      Fui demitida no dia 1 de dezembro sem justa causa tenho 5 anos e 9 meses a empresa pagou a rescisão e saquei o FGTS , acontece que não tenho resposta sobre a homologação para que possa receber a guia de seguro desemprego eu LIGO na empresa não obtenho respostas.. O que fazer?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        2 de Fevereiro de 2018, 08:37

        Olá Jaqueline, eu recomendo a ir pessoalmente na empresa resolver de forma amigável. Caso não consiga resolver, faça uma denúncia no sindicato e procure um advogado na sua região.

        Leave a reply
    • Geralda
      3 de Fevereiro de 2018, 15:12

      Boa tarde. Se eu fizer o acordo com o empregador terei direito ao FGTS +20%? E o Seguro desemprego tenho direito?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        5 de Fevereiro de 2018, 22:48

        Olá Geralda, se for realizado um acordo para demissão é possível sacar até 80% do FGTS e não é possível requerer o seguro desemprego.

        Leave a reply
    • Leticia
      6 de Fevereiro de 2018, 09:18

      Oi Bom Dia,
      tenho carteira assinada desdo dia 1 de setembro e estou com aviso prévio desdo dia 1 de fevereiro , quanto vou receber ?
      tenho todos os direitos ?

      Leave a reply
    • Jaqueline
      19 de Fevereiro de 2018, 05:20

      Bom dia. Fui demitida e cumpri aviso ate 09/02/2018 no dia 16/02 foi pago minha rescisão. Porém até momento a empresa não entrou em contato comigo para assinar nada, como faço pra sacar meu fgts nesse caso? Eles pagam multa por atraso ? Trabalhei 10 meses tenho direito ao seguro desemprego? Obrigadas desde já.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        19 de Fevereiro de 2018, 11:09

        Olá Jaqueline, a empresa tem o prazo de 10 dias para homologar a sua rescisão. Tente entrar em contato com a empresa, se nada for resolvido procure um advogado da sua região. O direito ao seguro vai depender de alguns fatores, como este já ter sido pedido anteriormente.

        Leave a reply
    • Raquel Freixo
      19 de Fevereiro de 2018, 11:17

      Fui demitida dia 09/02/18 sem justa causa e e trabalhei os 30 dias do aviso e tenho férias vencidas a qual trabalhei já 1 ano e 6 meses na empresa e até agora não me ligaram para fazer a recisão. O que eu faço

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        19 de Fevereiro de 2018, 11:42

        Olá Raquel, a empresa tem 10 dias para pagar a sua rescisão, caso o prazo tenha extrapolado eu recomendo a procurar um advogado da sua região.

        Leave a reply
    • Luana
      19 de Fevereiro de 2018, 12:51

      Se eu faltar um dia, no aviso prévio, oque acontece?

      Leave a reply
    • Jaqueline
      19 de Fevereiro de 2018, 22:22

      Boa noite, em novembro de 2015 dei entrada na primeira solicitação do seguro desemprego. No ano de 2016 trabalhei 5 meses mas pedi demissão e não tive direito ao benefício, em 2017 em abril comecei a trabalhar e fui demitida e cumpri aviso até o dia 09/02/2018 Nesse caso tenho direito ao seguro desemprego ? Seria minha segunda solicitação do benefício.

      Leave a reply

Deixe-nos seu comentário