Quem trabalha no domingo tem direito a folga durante a semana?

Final de semana chegando, aquela expectativa de poder descansar após uma semana de trabalho intensa e quando menos se espera seu chefe lhe chama para dar um aviso.

Acaba de ocorrer um imprevisto na empresa e será necessário que você também trabalhe no domingo.

Fatos assim ocorrem de forma corriqueira nas empresas, algumas vezes de forma imprevisível como no exemplo acima, outras de maneira mais organizada por meio de escalas ou rodízio entre os funcionários, mas o que a legislação trabalhista tem a nos dizer sobre isso?

Primeiramente, Domingo é um dia para descanso.

 

Um dos principais objetivos da legislação trabalhista é proteger a saúde do trabalhador, isto porque, é inadmissível períodos de trabalho que prejudiquem o empregado em prol da busca pelo lucro empresarial. 

A própria CLT no seu artigo 67, determina que, o empregado terá um período de descanso semanal de 24 horas e que este deverá coincidir com o domingo.

Para o empregador é de extrema importância que se esteja atento para essas normas previstas na lei, pois caso descumpridas, podem trazer consequências futuras, como pagamentos decorrentes de condenações judiciais em virtude de ações trabalhistas apresentadas por ex-empregados.

Trouxe inclusive essa condenação do Superior Tribunal do Trabalho como exemplo:

Como se pôde observar, os juízes condenaram as instituições por ultrapassarem os limites da legislação trabalhista, o que infelizmente por falta de um planejamento efetivo, levaram as empresas a terem custos que poderiam ser evitados caso alguns direitos trabalhistas fossem observador e acima de tudo respeitados.

Já que o domingo é um dia reservado para o descanso do empregado, por que algumas empresas funcionam nesse dia?

 

Essa pergunta pode ser respondida de forma simples.

Apesar da legislação determinar que as empresas concedam uma folga de 24 horas aos seus empregados, e que esta deva coincidir com o domingo, a própria lei permite que algumas empresas, em virtude da sua natureza indispensável para a sociedade, operem aos domingos, como é o caso do comércio varejista por exemplo. 

Deste modo, é permitido à alguns setores do comércio e da indústria prestarem os seus serviços, pois caso suas atividades fossem interrompidas, comprometeria seriamente a desenvoltura social.

Imagine o que aconteceria se todas as farmácias fechassem aos domingos? conseguem prever o caos que seria? Sendo assim, é necessário que tais setores funcionem de forma ininterrupta, e portanto, necessária a convocação dos empregados.

O que deve ser observado é que nestes casos deverá existir uma escala de revezamento entre os funcionários, organizada de forma mensal, sempre buscando proteger a saúde do trabalhador.

Pode o chefe convocar o empregado a trabalhar no domingo?

 

O primeiro ponto a ser analisado será a atividade exercida pela empresa na qual o funcionário atue, e a sua respectiva convenção coletiva.

Isto porque, como dito acima, a lei permite que em determinados casos, as empresas possam manter o seu funcionamento normal aos domingos, tendo em vista a importância das suas atividades para a sociedade, como ocorre com o comércio por exemplo.

Desta maneira, quando o empregado trabalhar nessas empresas abrangidas pela lei para que possam atuar aos domingos, poderá sim o empregador cobrar a presença do seu funcionário. Caso o empregado opte por se ausentar ao serviço, correrá o risco de sofrer penalidades impostas pelo seu superior, como por exemplo, uma advertência.

No entanto, caso o empregado trabalhe em instituições que não estejam permitidas por lei a exercerem suas atividades aos domingos, poderá recusar o pedido do seu empregador sem sofrer consequências por isso.

Então, quem trabalha no domingo tem direito a folga durante a semana?

 

Como mencionado em linhas passadas, um dos objetivos da legislação trabalhista é defender o trabalhador contra possíveis lesões decorrentes do seu trabalho, seja no âmbito físico, psíquico ou patrimonial.

Desta forma o descanso semanal do empregado serve para o restabelecimento das suas energias, bem como possibilitar um tempo a ser dedicado ao lazer social, cuidando, portanto, não apenas do seu aspecto físico, mas também da sua saúde mental.

Posto isto, deve o empregador estar atento para o caso dos seus funcionários trabalharem aos domingos, pois caso isso ocorra, com base na Lei 605/49, deverá então o empregador conceder uma folga durante a semana, como forma de compensação pelo trabalho realizado no dia do seu descanso.

Sendo assim, como regra geral, quem trabalha aos domingos tem direito a uma folga semanal.

O que acontece se meu chefe não conceder uma folga pelo domingo trabalhado?

 

Como forma de coibir o empregador a convocar seus empregados a trabalharem aos domingos de forma desnecessária, a legislação determina que nestes casos o dia de trabalho deva ser pago de forma dobrada, caso não seja concedido a folga durante a semana.

Inclusive, este é o entendimento consolidado por meio da Súmula 146 do TST.

Os direitos do empregado devem ser respeitados, portanto caso a empresa não observe as determinações legais, correrá sério risco de ser penalizada pelo órgão de fiscalização competente.

Portanto, caberá ao empregado sempre que se encontrar diante de uma injustiça buscar resolver seus conflitos com o empregador, evitando desgastes que podem prejudicar a harmonia no ambiente de trabalho.

Assim, o devido planejamento das rotinas trabalhistas permitem evitar confusões que podem comprometer a boa relação entre empregado e empregador. Inclusive nesse outro post, abordamos as vantagens da advocacia trabalhista empresarial preventiva permitindo que o empreendedor, se concentre em sua atividade principal, deixando que as burocracias secundárias sejam delegadas a profissionais qualificados.

Se gostou do nosso conteúdo, curta e compartilhe.

Abraços!

Notícias Relacionadas

144 Comentários

    • Tania santos
      18 de julho de 2017, 16:14

      Boa tarde eu trabalho em uma pizzatia como ajudante geral. Ultimamente estou tendo problema com meu patrao pelo fato dele nao concordar que se folgo no domingo no mes nao posso folgar na semana. Ou seja pra ter direito a folga no domingo tenho que trabalhar 9 dias seguidos. Ta certo isso. Aguardo respostas.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        19 de julho de 2017, 08:52

        Olá Tânia, O repouso semanal deve ocorrer dentro de um período de 7 dias, ou seja, você trabalha durante 6 dias na semana e tem um de folga, sempre que se passarem os 7 dias, um novo ciclo começa, espero ter ajudado.

        Leave a reply
      • Kelly
        5 de agosto de 2017, 20:40

        Sim está correto… a folga que voce teria na semana foi no domingo.

        Leave a reply
      • Adriano da rocha
        30 de outubro de 2017, 14:48

        Eu trabalho numa fábrica de alimentos meu horário e noturno das 22:00 as 05:20 da manhã de segunda a sexta feira e folgo no sábado mas volto a trabalhar no domingo e hora extra ou não

        Leave a reply
    • Ester Ferreira
      4 de agosto de 2017, 03:44

      Bom dia , trabalho num bar , não assino cartão de ponto , não faço horário de janta (como é volto ) sexta e sábado saio sempre de madrugada por volta das 4 da manhã às vezes menos as vezes mais ( entro todos os dias as 5 da tarde ) e de domingo tenho q entrar às 2 da tarde até meia noite e pego um domingo por mês sem folga da semana. Não ganho hora extra somente o salário é mais 20% do adicional noturno como consigo juntar provas para quando sair de lá receber meus direitos , pois vai ser muito difícil consegui testemunha pois eles tem poucos funcionários e acredito q mesmo com essa situação com a crise que existe hoje ninguém vai querer testemunha para não perder o emprego.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        7 de agosto de 2017, 20:28

        Olá Ester, se esse bar possui mais de 10 funcionários a empresa é obrigada a manter um quadro de horário de trabalho para controle de jornada, a prova para esses casos é realizada através de testemunhas mesmo, já que não há documentação para provar as horas extras que você faz, pode ser de pessoas que sempre frequentam o bar também, de qualquer forma recomendo procurar o seu sindicato ou um advogado de confiança da sua região

        Leave a reply
    • Nelson Ferreira
      13 de agosto de 2017, 18:31

      Trabalho todos os domingos e folgo todos os sábados uma das folgas nao deveria ser no domingo

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        15 de agosto de 2017, 09:09

        Olá Nelson, a legislação determina que as folgas sejam preferencialmente aos domingos, mas em certos casos a lei permite o trabalho normalmente aos domingos por causa do tipo de trabalho exercido e aí quem determinará o dia da sua folga é a empresa.

        Leave a reply
    • Luane
      15 de agosto de 2017, 14:18

      Trabalho numa transportadora e temos que fazer escala ao Domingos. Somos em 3 funcionários, onde cada sábado um trabalha e consequentemente se houver necessidade de faturamento aos domingos quem trabalhou no sábado também vai ao domingo. Por exemplo, na semana passada do dia 7 ao dia 13. Durante a semana tirei duas horas de almoço porque iria trabalhar no sábado enquanto meus colegas tiraram 1:30 pois era folga deles. No sábado cumpri meu horário de expediente das 8 as 12 hrs dentro da empresa. Sabia que teria que ir a empresa no domingo. Ou seja não pude viajar no sábado porque sabia que em algum momento do domingo eu seria chamada. No domingo em 40 minutos fiz o que tinha que fazer e eles me pagaram apenas hora extra desses minutos. E o tempo que fiquei de plantão nesse final de semana todo? Eles não deveriam pagar o dia todo? Entendo que meu direito de ir e vir foi tirado, pois, tendo a preocupação de trabalhar sem saber a hora exata acabaram me impedindo de ter um momento de descanso e lazer. E como fica a folga dessa semana? Tenho direito? O que posso cobrar deles?
      Eles alegam que já tiro folga nos sábados e domingos que não estou de plantão. Mas entendo que essas horas foram pagas por mim quando na semana em que não vou trabalhar tiro meia hora a menos de almoço justamente para justificar a “folga” do sábado.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        17 de agosto de 2017, 09:05

        Olá Luane, esse é um caso que precisa de um acompanhamento profissional para dar uma orientação melhor, mas de qualquer forma tem que ver se as horas trabalhadas durante a semana ultrapassam as 44, se sim, é devido hora extra sobre essa diferença, e o trabalho no domingo deve ser pago em dobro caso não haja folga compensatória.

        Leave a reply
        • Patrícia
          7 de Janeiro de 2018, 20:14

          Oi boa noite trabalho numa empresa de supermercado. Tenho folga de quinze e quinze dias isso tá serto. Trabalho aos domingos um domingo sim é outro não. Queria saber se está serto obrigada.

          Leave a reply
          • Alexandre Bastos
            9 de Janeiro de 2018, 11:57

            Olá Patrícia, a principio sim, a CLT determina que para as mulheres os repousos semanais aos domingos devem ocorrer a cada 15 dias, no mínimo.

            Leave a reply
    • Juliana
      22 de agosto de 2017, 16:34

      Boa tarde meu nome é Júlia trabalho numa empresa em q meu patrão diz :q não temos direito ao domingo do mês,.somente as folgas da semana.isto está correto.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        28 de agosto de 2017, 20:58

        Olá Juliana, como regra geral, a empresa pode fazer isso sim, no entanto tem que observar se a convenção coletiva do sindicato diz algo sobre os trabalhos ao domingo

        Leave a reply
    • Jarilene
      30 de agosto de 2017, 23:36

      Oi trabalho em um restaurante só tenho um domingo no mês é uma folga semanal..gostaria de saber se estar certo.porque a lei pra mulher é trabalhar um domingo e folgar outro?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        1 de setembro de 2017, 09:46

        Olá Jarilene, como você já tem uma folga na semana então é possível trabalhar aos domingos, caso não houvesse a folga, aí a empresa deveria pagar o domingo de forma dobrada.

        Leave a reply
    • Milena
      1 de setembro de 2017, 08:05

      Trabalho em um supermercado. Trabalho 7 horas por dia sem direito a hora de almoço, apenas 15 minutos de lanche. E trabalho 14 dias consecutivos e folgo um domingo. Porém ganho 100% no domingo trabalhado.Sendo assim, é certo que eu não tenha uma folga semanal?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        1 de setembro de 2017, 08:42

        Olá Milena, como regra geral após 6 horas de trabalho é devido um intervalo de 1 hora de descanso, nesse caso como você trabalha por 7 horas, a empresa deveria conceder 1 hora de intervalo. Com relação ao domingo esta correto, porque não sendo concedido folga semanal a empresa deve pagar o domingo trabalhado em dobro.

        Leave a reply
    • Jackson Teles
      1 de setembro de 2017, 23:22

      Olá! Pesso uma ajuda , trabalho em uma lanchonete das 14hs as 20hs folgo todas as sextas feiras, mas trabalho aos domingos das 8hs as 20hs e folgo um domingo no mês, quando folgo no domingo na semana seguinte nao tenho folga isso é certo

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        4 de setembro de 2017, 20:04

        Olá Jackson, quando a empresa concede a folga no domingo, não é devido folga durante a semana

        Leave a reply
    • Jyosieru
      2 de setembro de 2017, 20:05

      Olá tudo bem… espero q sim!
      Todos trabalham até domingo, porém tem 1 folga na semana , e quem folga 1 Domingo p mês não tem direito a folga da semana, somente na próxima! Esta correto?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        4 de setembro de 2017, 20:15

        Olá, Entre um período de 7 dias deve existir ao menos 1 dia de folga, se não houve a folga compensatória a empresa deve pagar dobrado o domingo trabalhado

        Leave a reply
    • Ruzemberg germano
      3 de setembro de 2017, 10:42

      Trabalho em uma empresa portuária e todos os domingos trabalho, portanto folgo todas as sextas feiras,é normal trabalhar todos os domingos sempre e não folgar nenhum?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        4 de setembro de 2017, 20:02

        Olá Ruzemberg, nesse caso é importante conferir o que diz a convenção coletiva da categoria

        Leave a reply
    • Claudio lima
      3 de setembro de 2017, 18:35

      Olá trabalho em uma empresa,eles necessita q eu trabalhe no domingo só da uma folga semanal,eu ela não teria que pagar também as horas 100%

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        4 de setembro de 2017, 20:00

        Olá Claudio, se houver folga compensatória a empresa não paga o domingo em dobro

        Leave a reply
        • Maria Estela
          13 de dezembro de 2017, 17:07

          Olá, boa noite. Sou caixa em uma padaria. Segundo meu patrão devemos ter uma folga semanal e uma aos domingos a cada sete semanas. Esta correto.

          Leave a reply
          • Alexandre Bastos
            13 de dezembro de 2017, 23:53

            A regra geral é que as mulheres tenham uma folga a cada 15 dias, desta forma a priori não é correto você folgar após 7 semanas.

            Leave a reply
      • Gilberto
        11 de setembro de 2017, 01:22

        Trabalhei na empresa 6 meses direto.tirei apenas um domingo de folga.recibi como horas 100%.apos esse período já estava exausto e decidi pedi demissão e paguei aviso prévio indenizado.logo da recisão além do desconto do aviso prévio ainda descontaram média de horas aviso reavido. Entrei em contato com o RH da empresa questionando esse desconto é eles alegaram que a empresa tem o direito de descontar médias de horas reavido.entao após trabalhar axautivame durante meses sem folga. Amordaçado a empresa.ainda não tenho direito de pedir demissão? Trabalhei o último mês de graça,pois descontaram tudo não recebi nada.me ajudem o que devo fazer,tenho contas

        Leave a reply
        • Alexandre Bastos
          14 de setembro de 2017, 15:26

          Olá Gilberto, é importante que você procure um advogado de confiança da sua região porque a empresa não esta agindo corretamente. Esses descontos não podem acontecer desta maneira.

          Leave a reply
    • Vanessa
      3 de setembro de 2017, 18:53

      Trabalho em loja de varejos e trabalho um domingo e folgo outro, eceto que na semana q folgo o domingo n tenho minha folga na semana. Isso é correto?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        4 de setembro de 2017, 20:01

        Vanessa, a empresa está correta, se existe folga no domingo, não é devido folga durante a semana.

        Leave a reply
    • Patrícia Alves de Jesus
      20 de setembro de 2017, 16:39

      Boa tarde meu esposo está trabalhando sem folga a meses isso pode acontecer ele trabalha em uma empresa química eles pagam hora extra qndo e no fim de semana mas eles estão sem folga e por dia trabalham de 10,12 horas por dia

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        2 de outubro de 2017, 09:59

        Olá Patrícia, isso não pode acontecer, é importante fazer uma denúncia na Delegacia Regional do Trabalho da sua região e consultar um advogado da sua confiança.

        Leave a reply
    • Marcos reis
      22 de setembro de 2017, 14:31

      Olá vi várias mensagens aqui mas ainda estou numa dúvida eu também trabalho num bar só que eu trabalho de terça a domingo folga na segunda porém nunca folgo no domingo em nem um domingo por mês é correto isso eu perco todos os domingos que estou trabalhando nunca vou ter um domingo de folga?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        2 de outubro de 2017, 09:56

        Olá Marcos, a lei determina que a empresa conceda um dia de folga ao funcionário por semana e que seja de preferência aos domingos, mas a empresa é quem determina esse dia, salvo se existir alguma lei local ou norma coletiva da categoria que obrigue que as folgas sejam concedidas aos domingos.

        Leave a reply
    • Lilian
      25 de setembro de 2017, 13:57

      Trabalho em um hotel e todos sabados e domingos, estou tendo problemas para ter 1 folga na semana nem que seja durante a semana, pois ele me vendeu um carro velho e desconta do meu salário mas além disso eu tenho que ir trabalhar sem folga alguma, ja estou fiando louca pois ando muito cansada, e penso que estou pagando duas cezes o carro, pois ele deconta todo mes e ainda eu faço extras que ele nao conta..Me ajuda, pois nao posso falar nada que ele diz que estou errada, mas direto sem folga é desumano…e eles me tratam como se eu estivesse o tempo todo querendo roubalos isso me ofende…

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        2 de outubro de 2017, 09:37

        Olá Lilian, independente do acordo de compra e venda do carro, os seus direitos trabalhistas devem ser garantidos. É contra a lei você trabalhar sem folgas e realizar horas extras sem o devido pagamento ou compensação, recomendo a fazer uma denúncia no sindicato da sua categoria e na Delegacia Regional do Trabalho da sua região e ainda procurar um advogado de confiança para melhor lhe orientar.

        Leave a reply
      • jhonatan
        8 de novembro de 2017, 18:50

        olá, boa noite, tudo bem?
        trabalho no comércio e, na empresa que trabalho a gente trabalha 2 domingos e folga 1, mesmo folgando no domingo temos a folga na semana, no mês de outubro foi comunicado na empresa com antecedência que iria fazer as provas do ENEM, no domingo dia 29 de outubro seria minha folga porque trabalhei os 2 anteriores, mas por causa do ENEM me tiraram a folga do dia 29 e transferiram pro dia 5 de novembro no dia da prova, a folga da semana perdi por conta que irei folgar também no dia 12 que ocorrerá outra prova do ENEM, me alegaram que porque folgarei nos dias 5 e 12 de novembro, não poderei folgar na semana.
        detalhe, outras 3 pessoas também fizeram a prova e tiveram a folga na semana, menos eu, o gestor alegou que eles tiveram compromisso e tiveram que folgar.
        achei um absurdo, e falta de respeito, sabendo que o ENEM te assegura e ainda me tiraram a folga da semana.

        o que fizeram está correto? me ajudem por favor!

        Leave a reply
        • Alexandre Bastos
          12 de novembro de 2017, 08:22

          Olá Jhonatan, é um direito seu ter feito a prova do enem e abonado esse dia, a clt garante que o empregado falte ao trabalho sem prejuízos nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular.

          Leave a reply
    • Delcivania
      25 de setembro de 2017, 22:56

      Olá gostaria de tirar uma dúvida
      Folgo três sábado e uma vez por mês folgo na sexta
      Gostaria de saber se a semana q folgo na sexta
      Se eu tenho direito a uma folga extra
      Porq se a semana q folgo na sexta trabalho 7 dias pra poder folga novamente

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        27 de setembro de 2017, 00:17

        Olá Delcivânia, a lei determina que dentro de 7 dias, haja pelo menos 1 dia de folga e que seja preferencialmente aos domingos

        Leave a reply
    • paloma de oliveira
      26 de setembro de 2017, 14:46

      trabalho em uma padia como balconista, caixa, faço limpeza… trablho sozinha no horario da tarde executando essas funcoes… meu salario e 1.133.00
      tenho 2 folgas por mes q sao no domingo
      nos outros 2 domingo q trabalho ganho 60 reais
      gostariua de saber se tenho direito a mais folgas por mes ow so 2 msm???? me ajudem

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        27 de setembro de 2017, 00:15

        Olá Paloma, a lei determina que quando haja trabalho aos domingos, que seja concedida uma folga para compensar esse domingo trabalhado, caso contrário a empresa deve pagar a dobra do domingo, mas é importante consultar um advogado da região para observar se a convenção coletiva da sua categoria determina que seja pago um valor a mais pelo domingo trabalhado.

        Leave a reply
    • Silvia Araujo
      27 de setembro de 2017, 22:34

      É certo a pessao folgar por exemplo em uma segunda feira ai passa -_terça, quarta, quinta, sexta, sábado, domingo, segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e folgar SOMENTE NESSE DOMINGO, depois de tantos dias trabalhando?
      É justo isso? É assim mesmo q prever a lei? É contado uma semana separadamente da outra? Ñ se conta seis sempre e folga no dia seguinte… Esse escala de 6/1 é assim mesmo?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        2 de outubro de 2017, 09:19

        Olá Silvia, a empresa é obrigada a fornecer uma folga entre o período de 7 dias de trabalho

        Leave a reply
    • Luciana
      28 de setembro de 2017, 13:29

      Olá boa Tarde,

      Sou técnica em radiologia num laboratório, faco plantão de 6×1… mas pelo menos uma vez no mês trabalho aos domingos. Qdo isso ocorre a empresa tem que me dar uma folga, certo? Tem meses que trabalho 2 domingos… mas não tenho 2 folgas, está correto?
      No aguardo
      Obrigada

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        2 de outubro de 2017, 09:14

        Olá Luciana! Pela lei, a empresa deve fornecer uma folga durante a semana, podendo ser no domingo ou não.

        Leave a reply
    • Day
      10 de outubro de 2017, 08:03

      Trabalho em uma empresa folgo uma vez na semana,mas trabalho todos os dias contando com domingo ,porém minha empresa só se paga meu domingo no holerite se eu trabalhar todos os domingos no mês ,isso é correto?ex :se no mês tem 5domingos eu tenho que trabalhar todos ,pra receber um….s e não ,no meu holerite n vem pagando !

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        10 de outubro de 2017, 10:47

        Olá, quando o funcionário trabalha nos domingos deve existir um folga compensatória caso contrário a empresa é obrigada a pagar a dobra desse dia, no entanto é importante observar a Convenção Coletiva da sua categoria para analisar se existe mais algum benefício para o colaborador.

        Leave a reply
    • Dan
      11 de outubro de 2017, 08:17

      Bom dia , eu trabalho de segunda a sexta, e quando não trabalho o sabado , eu trabalho no domingo, minha dúvida é que quando eu trabalho no domingo , minha proxima folga é só no domingo posterior, isso esta certo?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        11 de outubro de 2017, 09:07

        Olá Dan, a empresa deve fornecer uma folga dentro da semana de trabalho, então é só observar se dentro do período de 7 dias a empresa forneceu ao menos um dia de folga.

        Leave a reply
    • Cida.
      11 de outubro de 2017, 15:10

      Tenho 6 messe de caeteira fui demitida vou ter direito a seguro?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        11 de outubro de 2017, 17:09

        Olá Cida, Para que o ex-empregado tenha direito ao seguro desemprego por esse período é necessário que esta seja a sua terceira solicitação.

        Leave a reply
    • Tiene Araújo
      15 de outubro de 2017, 17:57

      Trabalho uma empresa que obriga você fazer dobra. As vendedoras passaram a realizar finalização do caixa pois os caixa a foram dispensados. Quando o vendedor assumi a função de cx..ele tem direito a quebra de caixa ? E as sobras eles dão desconto em hora trabalhada e isso pode?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        16 de outubro de 2017, 10:30

        Bom dia Tiene. A CLT determina que não haja distinção de direitos entre funcionários que exerçam a mesma função.

        Leave a reply
    • Andrezza
      16 de outubro de 2017, 15:02

      Olá, trabalho em um laboratório que é aberto 365 dias no ano. De 14:30 as 22h da noite. Trabalho aos domingos normalmente, porém na minha folga de domingo eu perco meu direito de folga durante a semana? Não teria duas folgas? O domingo e a folga no meio da semana?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        16 de outubro de 2017, 17:18

        Olá Andrezza, O funcionário tem direito a um folga por semana, preferencialmente aos domingos. Caso você folgue no domingo, não tem direito a uma “segunda folga” durante a semana.

        Leave a reply
    • Luis Fernando
      16 de outubro de 2017, 16:24

      Olá! Eu trabalho em um supermercado, quando comecei trabalhava de segunda a sábado, mas agora querem abrir aos domingos. Mas eu não quero trabalhar no domingo trabalhei 11 anos todos os domingos e só fui para o supermercado porque não trabalhava domingo. Existe alguma maneira de eu me recusar de trabalhar no domingo? Se eu me recusar o que poderá acontecer?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        16 de outubro de 2017, 17:22

        Boa tarde Luis. A empresa pode determinar os dias em que o funcionário deverá trabalhar. Caso você se recuse, provavelmente a empresa irá punir as faltas e aplicar descontos pelos dias não trabalhados.

        Leave a reply
    • Eduardo
      19 de outubro de 2017, 09:42

      Bom dia trabalho de domingo a domingo
      Na área rural e isso já faz 3 anos meu patrão nunca se importou em me dar folga

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        19 de outubro de 2017, 16:28

        Olá Eduardo, esse tipo de situação é importante realizar um denúncia a delegacia regional do trabalho da sua região, porque é direito do empregado o direito a folga.

        Leave a reply
    • Rodrigo Lopes Moraes
      21 de outubro de 2017, 16:13

      Olá, meu nome é Rodrigo e eu trabalho em um posto de gasolina. Tenho uma duvida, trabalho de segunda a segunda e folgo apenas dois domingos durante o mês, sem outra folga. Isto está correto? desde já agradeço.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        23 de outubro de 2017, 10:33

        Olá rodrigo, Como foi explicado no artigo, o funcionário tem direito a um dia de folga por semana.

        Leave a reply
    • Joao
      22 de outubro de 2017, 03:51

      Trabalho em um restaurante o horario e das 15:00 as 23:00 mas sempre quando fecha 22horas , fazemos a faxina e vamos enbora 22:40
      E na empressa so temoa 15 minutos de janta , e tuda quarta feira tenho que ir em um local privado da empressa tipo um deposito pra fazer outra funçao das 12:00 as 22;40 , isto esta certo. Ter so 15 mn de janta e ter que trabalha quarta feira em outro lugar das 12 as 22;40 em outro local que nao sabia que ia ter que trabalhar ?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        23 de outubro de 2017, 10:06

        Olá João, Segundo o horário informado, você deveria ter ao menos 1 hora de descanso segundo a CLT.

        Leave a reply
    • Scheyla
      22 de outubro de 2017, 17:21

      Olá trabalho em um supermercado agora vai começar abrir aos domingos. Os patrões tem que pagar e da uma folga referente esse domingo trabalhado?Já que equivale a dois dias de trabalho.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        23 de outubro de 2017, 10:51

        Olá Scheyla,a lei determina que o funcionário tenha 1 dia de folga durante a semana, no entanto é bom conferir no seu sindicato se existe alguma determinação para que ocorra pagamento pelos domingos trabalhados além da folga já garantida por lei.

        Leave a reply
    • Lene
      23 de outubro de 2017, 15:40

      Olá trabalho em uma praça de alimentação de shopping quando folgo no domingo só vou ter outra folga com 9 dias isso tá certo eles tem que paga esses dia da semana ??? O certo não é uma folga no domingo e uma semana ????

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        24 de outubro de 2017, 17:26

        Olá Lene, como explicado no artigo o funcionário tem direito a uma folga na semana, no entanto caso o funcionário trabalhe no domingo e não tenha folgado durante a semana, ele tem direito a uma folga compensatória, sob pena de pagamento da dobra do domingo trabalhado.

        Leave a reply
        • Davi
          18 de Janeiro de 2018, 17:09

          Tem uma coisa que vejo todo mundo respondendo más tem uma coisa que não encaixa, a lei fala que se trabalhar domingo tem direito a uma folga semanal, e que se a empresa não da, tem que pagar a mais o domingo, más existe outro problema , e se o funcionário estiver exausto, ele tem que aceitar a empresa pagar mais ao inves de dar o descanço? É isso? Quer dizer que o funcionario não tem opinião, pois se a empresa é rica ela não vai importar em pagar mais, daí o empregado pode morrer de cansaço que se a empresa estiver pagando ta tudo certo?

          Leave a reply
          • Alexandre Bastos
            19 de Janeiro de 2018, 09:13

            O pagamento em dobro é uma exceção que não pode ser feita como regra, nesse caso hipotético em que a empresa nunca conceda folgas, cabe aos funcionários formalizarem uma denúncia ao sindicato e a Delegacia Regional do Trabalho.

            Leave a reply
    • Michele
      25 de outubro de 2017, 05:25

      Bom dia
      Trabalho em um restaurante e minha carga horária é de 44 horas semanais, das 18:30 as 02:30.
      Não tenho horário de descanso, apenas 15 min de lanche.
      Porém, algumas vezes na semana não ficamos até 2:30, as vezes fechamos 23h (por falta de clientes), com isso, meu chefe diz q não temos descanso pq ficamos devendo essas horas pra ele.
      Trabalhamos feriados e folgamos um dia na semana pra compensar, sem nada a receber.
      Vamos trabalhar sete domingos seguidos e folgar nas segundas-feiras.
      Não é fornecido vale transporte pq ele diz que nos leva em casa, mas a ida para o trabalho sai do nosso bolso.
      Se fico além do horário de trabalho, não recebo hora extra pq ele desconta nas tais horas devidas e o adicional noturno não é aplicado sobre esse horário a mais, somente das 22h as 2:30.
      Tem algo errado aí, não?!
      Agradeceria muito se puder me ajudar!
      Obrigada
      Att.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        25 de outubro de 2017, 14:39

        Olá Michele, como você trabalha mais de 6 horas, você tem direito a uma hora de intervalo. Se a empresa decide fechar mais cedo e liberar os funcionários mais cedo também isso é apenas uma liberalidade da empresa, seus direitos não podem ser suprimidos por conta disso. Recomendo que faça uma denúncia junto ao seu sindicato e a Delegacia Regional do Trabalho da sua região.

        Leave a reply
    • Gabi
      27 de outubro de 2017, 08:55

      Como faço pra denunciar uma empresa , pode ser oline ???

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        28 de outubro de 2017, 09:08

        Olá Gabi, você pode denunciar uma empresa normalmente no sindicato da sua região e/ou na Delegacia Regional do Trabalho, mas a denúncia online vai depender se esses órgãos oferecem esse tipo de serviço.

        Leave a reply
    • Rose
      28 de outubro de 2017, 08:36

      Se o empregado trabalha no comércio aos domingos e tem um domingo por mês de folga. Temos um feriado na semana, ele terá direito a folgar no feriado e mais um dia da semana ou só o feriado?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        28 de outubro de 2017, 09:05

        Olá rose, se o funcionário trabalhar domingo ele tem direito sim à folga do feriado e a folga da semana pra compensar o domingo trabalho.

        Leave a reply
    • Matheus Assis
      31 de outubro de 2017, 13:18

      Boa tarde. Trabalhei no Domingo passado 29/10. Logo tenho direito a uma folga durante a semana seguinte. Porém dia 02/11 é Feriado Nacional e não trabalho.
      Minha duvida é: por ser um feriado nacional onde toda empresa não funcionará eu ainda tenho o direito a minha folga na semana referente ao domingo trabalhado ou automaticamente esta folga de feriado substituirá?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        1 de novembro de 2017, 09:44

        Olá Matheus, o fato de ter feriado não interfere na sua folga pelo domingo trabalhado, você tem direito a folga pelo domingo trabalhado e a folga do feriado.

        Leave a reply
    • Karllynhos
      31 de outubro de 2017, 14:43

      Boa tarde, estarei realizando a prova do enem esse Domingo. Trabalho aos domingos por escalas. No caso não tenho direito à folga da semana?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        1 de novembro de 2017, 09:41

        Olá, Nesse caso com base no artigo 473 da CLT você tem o direito de abonar a sua falta perante a empresa que trabalha.

        Leave a reply
    • Adriane
      5 de novembro de 2017, 18:39

      Olá queria tirar uma dúvida eu trabalho em um supermercado aí essa semana eles disseram pra nós q agora não a nova lei agente vai ter que trabalhar 10 dias para folgar 1 isso é verdade?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        6 de novembro de 2017, 13:31

        Olá Adriane, isso não é verdade, é direito do funcionário a folga semanal. Inclusive recomendo uma denúncia ao Sindicato da sua categoria ou Delegacia Regional do Trabalho da sua região pelo fato da empresa estar tentando se aproveitar da hipossuficiência dos funcionários.

        Leave a reply
    • Emerson Silva Salgueiro
      6 de novembro de 2017, 16:02

      Minha namorada trabalha na Casa do Pão de Queijo. O Patrão disse que ninguém mais vai folgar aos domingos. Isso é certo?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        7 de novembro de 2017, 08:33

        Olá Emerson, a folga semanal é direito do funcionário, no entanto a determinação desse dia de folga cabe a empresa como regra geral.

        Leave a reply
    • debora da silva pedersini
      7 de novembro de 2017, 07:15

      ola bom dia , trabalho numa lanchonete apenas 2 dias da semana sendo fins de semana , sou registrada mas devido a empresa estar em dificuldades vai me mandar embora e liberar meus direitos tenho 1 ano de empresa tenho direito seguro desemprego ? no caso esse é meu primeiro emprego . gostaria de saber tambem se caso continuar no emprego somente esses dois dias mais sem registro se da direto trabalhista ou existe algum contrato por ser somente 2 dias ? agradeço sua atenção

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        7 de novembro de 2017, 09:01

        Olá Debora,você recebe os seus direitos trabalhistas normalmente com a rescisão, contudo não é permitido a empresa ter funcionários e não assinarem a sua carteira de trabalho.

        Leave a reply
    • Carlos
      14 de novembro de 2017, 10:38

      Bom dia.

      Trabalho em uma empresa onde as vezes trabalhamos em Feriados Nacionais ou Municipais, mas tenho o Domingo normalmente de descanso, tenho direito a ter um novo dia de descanso se eu trabalhar em um feriado nacional ou municipal.

      Por exemplo, no próximo dia 15/11 será feriado nacional e vamos supor que minha empresa vá trabalhar e eu terei que ir, folguei no último Domingo normalmente, trabalhando no dia 15/11 tenho direito a mais uma folga?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        15 de novembro de 2017, 10:09

        Olá Carlos, além do descanso semanal normal, nas semanas em que houver feriado é devido a folga compensatória caso exista trabalho nesse dia.

        Leave a reply
    • FABRICIA
      15 de novembro de 2017, 18:04

      OLA ,VOU TRABALHAR ESSA SEMANA DE SEGUNDA A DOMINGO OU SEJA SETE DIAS DIRETO INCLUINDO DIA 15/11 QUE É FERIADO. NÃO VOU TRABALHAR SEGUNDA DIA 20/11 QUE É FERIADO ,TENHO DIREITO A MAIS UM DIA DE FOLGA NA SEMANA ? ESSA FOLGA SERA REMUNERADA EM DOBRO?E SE NÃO ME DEREM QUAL MEU DIREITO??

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        16 de novembro de 2017, 11:10

        Olá Fabricia, você tem direito as folgas pelo domingo e feriado trabalhados. Caso a empresa não conceda as suas folgas ela deve pagar a dobra por esses dias.

        Leave a reply
    • Luana
      16 de novembro de 2017, 10:45

      Bom dia, trabalho de caixa em um verdurão em Brasília de domingo a domingo com uma folga na semana e um domingo no mês , e todo domingo recebo um valor específico é obrigatório esse pagamento? Trabalho também em todos os feriados, sou obrigada a trabalhar em todos como devo ser compensada?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        16 de novembro de 2017, 11:22

        Olá Luana, sobre esse pagamento provavelmente existe uma previsão na Convenção Coletiva da sua categoria. No que toca os feriados, é devido uma folga compensatória sobre o feriado trabalhado.

        Leave a reply
    • Juliana
      19 de novembro de 2017, 08:55

      Bom dia, Trabalho em um restaurante de terça a sexta das três horas até as onze horas da noite, tenho folga de toda segunda ,aos sábados e domingos trabalho das nove horas da manhã até as cinco horas, gostaria de saber se quem trabalha nessa área todos os domingos tem direito a um domingo por mês?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        20 de novembro de 2017, 10:32

        Olá Juliana, a regra geral é que não, mas é importante observar se existe alguma previsão na Convenção Coletiva da sua categoria nesse sentido.

        Leave a reply
    • Vanessa
      25 de novembro de 2017, 10:01

      Trabalho numa hamburgueria de terça a domingo, com direito a folga todas as segundas feiras e a cada dois domingos trabalhados folga um. Só que eu faltei um domingo que era pra eu estar trabalhando e mais uns dias da semana por conta de uma conjutivite com atestado médico. Agora o domingo q seria minha folga, meu empregador quer q eu trabalhe alegando que como eu faltei mesmo com atestado eu não tenho direito ao meu Dsr. Agora ele quer q eu trabalhe os 3 domingos seguidos.
      Está certo isso?
      E o lance que mulher folga de 15 em 15?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        27 de novembro de 2017, 09:51

        Olá Vanessa, se você apresentou o atestado a empresa não pode descontar o seu DSR e nem determinar que você compense esse dia.

        Leave a reply
    • Juliana Cunha de Oliveira
      25 de novembro de 2017, 20:05

      Olá trabalhei três domingos em seguida na minha empresa, cada domingo trabalhado eu tive direito a duas folgas , estou na duvida pois cada domingo que trabalhei recebi uma folga na semana anterior e outra depois. Isso é opção da empresa dar duas folgas a cada domingo trabalhado, ou o correto é dar apenas uma folga?

      Obrigada.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        27 de novembro de 2017, 09:52

        Olá Juliana, a empresa deve dar apenas uma folga para compensar o domingo trabalhado.

        Leave a reply
    • Lidiane Elias Alves
      26 de novembro de 2017, 07:33

      Olá,fiz o Enem 2017,mesmo pegando a declaração de comparecimento assinada,perdi o direito de tirar o meu Domingo do mês,segundo as leis trabalhistas isso esta certo?
      Pois quando fiz a inscrição não mencionou nada disso,pelo contrario,estava escrito que os domingos de prova seriam abonados.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        27 de novembro de 2017, 09:54

        Olá Lidiane, a empresa não pode descontar esse dia pelo fato da CLT garantir que seja abonado os dias em que o funcionário estiver prestando vestibular conforme o seu Artigo 473.

        Leave a reply
    • Raissa
      5 de dezembro de 2017, 18:18

      Boa noite, trabalho em uma empresa de calçados e quando trabalhamos aos domingos ganhamos a folga da semana e 7,5 % do valor que vendemos, esse anos o Natal cairá em um domingo e ao questionar se nesse dia receberíamos o mesmo valor o supervisor veio falar que surgiu uma nova lei para o comércio varejista que diz que quem trabalha no domingo só recebera folga e não mais será pago! Isso procede? A folga faz parte do descanso remunerado, mas acredito que trabalhar no domingo deve ser pago, pois recebemos por 44 horas semanais, como se o domingo fosse a folga, mas se trabalhamos no domingo deve ser pago. Se essa lei é verdadeira gostaria de saber qual é

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        6 de dezembro de 2017, 10:49

        Olá Raissa, a lei diz que se o funcionário trabalhar no domingo e não tiver uma folga compensatória, deve ser pago a dobra desse dia, que seria o que comumente as pessoas chamam de “receber dobrado” se houver folga compensatória, o empregador não deve pagar mais nada. Entretanto, normalmente as Convenções Coletivas do Sindicato determinam que mesmo havendo a folga compensatória é devido um valor a ser pago pelo domingo que se trabalhou. Por isso é necessário que você esteja atenta ao que diz a Convenção da sua categoria.

        Leave a reply
    • Dayana
      6 de dezembro de 2017, 07:02

      Trabalho numa instituição em q ha trabalho aos domingos, temos cuidadores de idosos 24 horas por dia. No caso de trabalho aos domingos, concedo uma folga após o domingo trabalhado, certo? E quanto a trabalhar “7 dias” e ser obrigado a conceder folga? Podem me.explicar melhor? Poia por exemplo: não trabalhou domingo, no próximo trabalha, nesse caso ficaria mais de 7 dias trabalhando sem folga. Como funciona?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        6 de dezembro de 2017, 10:45

        Olá Dayana, você deve ter uma folga entre os 7 dias da semana. Se o funcionário trabalhou no domingo deve ser concedida a ele uma folga durante a semana, antes que chegue o próximo domingo sob pena de ter que pagar a dobra daquele dia.

        Leave a reply
    • carlos
      6 de dezembro de 2017, 21:11

      Boa noite eu trabalho no comercio eu sempre folgo no domingo ,so que teve um feriado na segunda e colocou eu para trabalhar no domingo para folgar na segunda que é feriado pode ou eu tenho mais uma folgaca

      Leave a reply
    • Marvim Bouckhorny Santiago
      12 de dezembro de 2017, 07:14

      Bom dia!

      Uma dúvida. Eu trabalho em uma empresa de petróleo como assistente de logistica de pessoal, em alguns finais de semana tiro plantão no sábado e domingo trabalhando de casa, eu comecei a acumular folgas durante oito meses devido ao meu gerente informar que esse era o correto, depois desse tempo o RH informou que como eu faço um trabalho “administrativo”, eu não tenho esse direito, sendo que levo celular e computador da empresa para casa, ficando assim disponível durante todo final de semana para empresa. Nesse caso eu tenho direito ou não a ganhar folga?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        13 de dezembro de 2017, 10:44

        Olá Marvim, se a determinação da empresa é para que você trabalhe na sua residência mesmo no domingo eu entendo ser devida uma folga compensatória ou pagamento deste dia.

        Leave a reply
    • silvana costa
      13 de dezembro de 2017, 15:11

      ola! gostaria de saber se posso ficar 11 dia sem folgar quando folgo no domingo,e temos so tres folgas sendo que tres em dias de semana e 1 no domingo..trabalho como atendente de lanchonete..isso ta certo

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        13 de dezembro de 2017, 23:55

        Olá Silvana, é só observar se dentro de um período de uma semana existe alguma folga. Pela CLT as mulheres devem folgar aos domingos a cada 15 dias.

        Leave a reply
    • Maria
      15 de dezembro de 2017, 00:53

      Olá boa noite . Trabalho numa rede de supermercados que abre aos domingos e feriados. É certo quando agente folga no domingo agente tenha que pagar esse domingo durante a semana? Ou seja quando eu trabalho domingo meu horário é de 7:20. As 15:40. Já quando eu tô fora do domingo tenho que ficar de 7:20 as 17:08. Isso está correto? E com feriado é a mesma coisa.

      Leave a reply
    • Marcel Regis
      15 de dezembro de 2017, 12:41

      Boa tarde Alexandre Bastos , eu trabalho de auxiliar de serviços gerais em uma Marina de domingo a domingo das 9:00 as 17:00, mas folgo terças e quartas, eu devo receber horas extras pelos domingos e feriados trabalhados? Sexta,Sábado e domingo costumo sair mais tarde às 19:00!! GRATO!!

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        19 de dezembro de 2017, 09:59

        Olá Marcel, a principio não, o pagamento em dobro é devido quando não existe folga compensatória, mas é necessário observar se existe alguma determinação diferente prevista na Convenção Coletiva da sua categoria.

        Leave a reply
    • Gabriel
      16 de dezembro de 2017, 22:57

      Ola trabalho em uma rede de mercados,faço 8:45 por dia de segunda a sexta e aos sabados faço 10 hrs. Finazizando um total de 52 hrs semanais. Agora estou sendo convocado a trabalhar 8:30 nos domingos. Eu posso me recusar a trabalhar pelo fato de ja ter excedido as 44 hrs semanais.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        19 de dezembro de 2017, 10:04

        Olá Gabriel, como regra geral, seria devido o pagamento pela realização de horas extras, mas é necessário observar se na convenção coletiva da sua categoria existe alguma cláusula que trate sobre o assunto, já que pode existir o cumprimento de banco de horas, por exemplo. Se a empresa não estiver compensando as horas extras e nem ao menos pagando por elas, é importante que faça uma denúncia no sindicato da sua classe ou ir na Delegacia Regional do trabalho da sua região.

        Leave a reply
    • Juliana ramos da Silva
      18 de dezembro de 2017, 17:02

      Boa tarde gostaria de saber se é certo a pessoa ter só uma folga por mês sendo que trabalha todos os domingos

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        19 de dezembro de 2017, 10:15

        Olá Juliana, ao funcionário é devido uma folga semanal para cada semana de trabalho. No caso das mulheres a folga aos domingos deve ocorrer a cada 15 dias conforme o artigo 386 da CLT. Nesse caso recomendo a fazer uma denúncia ao sindicato ou Delegacia Regional do Trabalho.

        Leave a reply
    • Amanda Santos
      29 de dezembro de 2017, 13:35

      Olá, estou com uma dúvida, irei de férias de: 04/01/2018 a 02/02/2018 e devo retornar ao trabalho no dia 03/03/2018, porém minha equipe estará de folga nesse dia e voltarei no dia 04/03/2018 plantão no domingo. Minha dúvida é: como vou trabalhar no domingo, tenho direito a mais uma folga, ou o sábado (que seria o dia que eu deveria retornar mesmo) em que minha equipe estará de folga já é a folga compensatória pelo domingo trabalhado?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        1 de Janeiro de 2018, 12:13

        Olá Amanda, apesar de controverso esse tema, nesse caso eu entendo que deve existir outra folga pelo domingo trabalhado.

        Leave a reply
    • Josineide Bezerra
      29 de dezembro de 2017, 23:43

      Olá Boa noite… Trabalho em um mercadinho de bairro com a folga semanal sempre escalada aos sábados ou domingo… Porém trabalhei sábado dia 23/12 e domingo 24/12 ( que seria folga) dia 25/12 foi fechado como todos os anos e 01/01 também será fechado, minha dúvida é: Sou obrigada a trabalhar no meu dia de folga que seria domingo? Posso levar falta se faltar dia 31/12 que seria minha folga? E eles podem usar o feriado como dia de folga mesmo já sendo fechado o estabelecimento todos os anos nessas duas datas? Porque não querem nos dar outra folga na semana nem pagar 100% por termos trabalhado no domingo!

      Desde já agradeço!

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        1 de Janeiro de 2018, 11:57

        Olá Josineide. Segundo a CLT a folga deve ser preferencialmente aos domingos, desta forma cabe a empresa, como regra geral, determinar o dia de folga de seus funcionários. A empresa não pode usar o feriado para compensar o domingo trabalhado.

        Leave a reply
    • Andre Luis
      30 de dezembro de 2017, 23:53

      Boa noite
      Em uma semana que houve uma falta mas nao houve nenhum dia de folga pode-se descontar o DSR?
      Exemplo: faltei na terça mas trabalhei todos os outros dias inclusive sabado e domingo.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        1 de Janeiro de 2018, 11:55

        Olá, André. Segundo o artigo 6º da lei 605/49, quando houver falta injustificada por parte do funcionário o DSR pode ser descontado.

        Leave a reply
    • Rafael
      6 de Janeiro de 2018, 13:23

      Eu trabalhei no domingo tenho direito de ganha os 100% ou não ?

      Leave a reply
    • Suzan souza
      8 de Janeiro de 2018, 01:38

      Boa noite.
      Trabalho um domingo sim e outro nao.
      Tenho direito a folga?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        9 de Janeiro de 2018, 11:52

        Olá Suzan, é devido por lei uma folga durante a semana, que como regra geral não precisa ser aos domingos.

        Leave a reply
    • Rafa
      9 de Janeiro de 2018, 22:04

      Olá. Trabalho em uma pizzaria de motoboy, onde trabalhamos de quinta a terça pois na quarta a empresa fecha. Nesse caso eu teria direito a um domingo no mês?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        10 de Janeiro de 2018, 10:50

        Olá Rafa, a princípio entende-se que essa folga na quarta é a folga da semana e por isso não seria devido a folga no domingo.

        Leave a reply
    • Maria Lúcia Pereira
      10 de Janeiro de 2018, 05:12

      Oi eu trabalho dois domingos sim e dois não é quando eu trabalho nos domingo eu folgo durante a semana e quando eu não trabalho eu folgo só no domingo,só que daí eu fico dez dias sem folga porque a minha folga foi na qsurta e trabalhei domingo e depois vou folga só no outro domingo eu perdi minha folga remunerada, eles podem fazer isso???

      Leave a reply
    • Dougla J
      14 de Janeiro de 2018, 21:43

      Boa noite, trabalho em uma metalurgica e sempre trabalho aos domingos e nunca recebi uma folga durante a semana, no caso eles teriam que me pagar alem dos 100% do domingo mais 100% do dia da folga que eles não deram?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        15 de Janeiro de 2018, 13:19

        Olá, o pagamento é somente em dobro no domingo trabalhado e não compensado, mas recomendo a fazer uma denúncia na Delegacia Regional do Trabalho da sua região em razão de você nunca tirar folga, o que é prejudicial a sua saúde.

        Leave a reply
    • Adri
      17 de Janeiro de 2018, 11:49

      Boa tarde, trabalho registrado numa sorveteria/confeitaria, apesar da minha patroa sem bem rude, ela não paga hora extra, meu horário é das 15h às 22h e já cheguei ir embora 00h, segundo ela não tem condições, paga apenas o 100% dos feriados. Nao temos horário de janta, e as folgas de domingo é sem folga durante a semana, direto. Quais são os meus direitos ?

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        18 de Janeiro de 2018, 08:41

        Olá Adri, se a empresa não está pagando horas extras, ela está infringindo seus direitos, recomendo a fazer uma denúncia no seu sindicato e na Delegacia Regional do Trabalho

        Leave a reply
        • Adri
          18 de Janeiro de 2018, 10:55

          Sobre as folgas de domingo ir direto também é incorreto ?

          Leave a reply
    • Thais
      28 de Janeiro de 2018, 18:36

      Olá, trabalho em comércio varejista que funciona de domingo à domingo. Se eu trabalhar no domingo tenho direito a folga na semana, caso contrário, eu folgando no domingo, terei que trabalhar a semana inteira, o domingo, e quase a outra semana toda para só aí poder folgar. Isso iria ultrapassar os 6 dias trabalhados, eles podem fazer isso sem correr riscos caso esse assunto fosse parar na justiça?
      Obg! Espero retorno.

      Leave a reply
      • Alexandre Bastos
        29 de Janeiro de 2018, 22:58

        Olá Thais, como regra geral, o funcionário tem direito a uma folga por semana, seja no domingo ou em outro dia da semana. se a cada semana houver ao menos uma folga, a empresa está correta, a princípio.

        Leave a reply

Deixe-nos seu comentário